Tempo
|
A+ / A-

Alemanha. Merkel lidera sondagens. Extrema-direita bate recordes

23 set, 2017 - 01:40

Voto é no domingo. Um terço dos alemães ainda está indeciso.

A+ / A-

A campanha eleitoral alemã está na recta final com a chanceler Angela Merkel a liderar as intenções de voto e ainda a tentar a maioria absoluta. No entanto, o grande vencedor no próximo domingo pode bem ser a extrema-direita.

As mais recentes sondagens dão vantagem aos conservadores CDU, de Merkel, com 34% das intenções de voto, contra 21% do SPD, de Martin Schulz.

No entanto, a surpresa maior está no terceiro lugar. A AfD, partido de extrema-direita, xenófobo, anti-imigração, pode chegar aos 13% e entrar pela primeira vez no Parlamento alemão. O partido tem dois líderes Alice Weidel e Alexander Gauland.

Os principais candidatos já reagiram à subida da Alternativa para a Alemanha (AfD). Schultz já disse que este partido “envergonha a Alemanha” e Merkel considera que deve “haver limites claros”.

Mais de 61 milhões de eleitores vão escolher o novo Parlamento para os próximos quatro anos. Segundo as sondagens, um terço dos alemães ainda não sabem se vão às urnas ou em quem votar.

No domingo à noite, a dúvida pode ser: com quem vai Angela Merkel formar o futuro Executivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VIRIATO
    25 set, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 10:57
    Aqui em Portugal podemos começar a inverter o caos a que foi votada a nossa Nação e já nas autárquicas e nos municípios onde O PARTIDO NACIONAL RENOVADOR concorrer. Temos a oportunidade única de invertermos o ciclo de miscenização, invasão e imposição de outras culturas e do crescimento da babilónia a que a nossa nação foi entregue. Viva Portugal e os verdadeiros Portugueses.
  • Al Merkle
    23 set, 2017 lisboa 13:12
    Tendo em conta que 20% da populaçao na Alemanha é de origem estrangeira, nao me espanta os resultados.
  • Valdemar Lopes
    23 set, 2017 Quinta do Conde 11:27
    Extrema direita?Para grandes males, grandes remédios!!A europa vai virar toda à direita e à extrema direita.O nacionalismo e a necessidade de proteger as economias e a segurança interna dos vários países,falará mais alto.Em Portugal estamos a perder a nossa identidade enquanto nação e arriscamos a segurança de todo o país com leís de imigração irresponsáveis e amadoras.Um dia teremos de votar em partidos de nacionalistas ou de extrema direita,para criarem leís e mecanismos para proteger os cidadãos e as empresas.Porque a esquerda e extrema esquerda estão criando as condições para destruir a economia ,segurança e o estado social,até nos tornarmos uma anarquia.
  • Francisco Torres
    23 set, 2017 Viana do Castelo 10:54
    Heile Merkel diz que tem que haver limites claros!!!.....É a confirmação de que o regime eurostalinista assume que o voto popular, só é válido se for nos partidos do sistema. Voltaremos muito em breve à máxima Stalinista de que não importa quem vota, mas sim os que contam os votos!!!!.....O sonho de Hitler tornado realidade pelos progressista liberais, o IV Reich!!!!
  • Forget
    23 set, 2017 No Way 10:08
    Ex-NSDAP está cada vez a subir.... mais cedo ou mais tarde vão incendiar o Reichstag como em 1933...
  • Justiceiro
    23 set, 2017 Terra 10:01
    Que jornalismo parcial é este? "A AfD, partido de extrema-direita, xenófobo, anti-imigração" - Basta escrever "A AfD, partido de extrema-direita", caso contrário também têm de ser inseridas opiniões pessoais acerca da CDU e do SPD...
  • Jorge
    23 set, 2017 Algarve 09:52
    Apesar de ter consciência que a Europa (e Portugal) "depende" MUITO dos resultados de amanhã tenho tal DESPREZO pela Alemanha assim como pelos Alemães e Alemãs que ... não me interessa NADA o resultado! Seja ele qual for ... "só vão mudar as moscas"!
  • Pindorica
    23 set, 2017 Lisboa 09:52
    Os unicos esquerdalhas na europa somos nós.temos aquilo que merecemos.

Destaques V+