Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerónimo quer "ir aos bolsos das grandes petrolíferas"

22 set, 2017 - 20:22

Líder comunista está preocupado com o preço do gás de botija.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP defende que é necessário "ir aos bolsos das grandes petrolíferas" e "multinacionais" para aliviar as famílias dos custos do gás-botija, recordando uma medida aprovada esta semana no Parlamento.

Jerónimo de Sousa falava em mais uma "arruada" da CDU, que junta comunistas, ecologistas e independentes, no litoral alentejano, desta feita em Sines, concelho cuja atividade económica é dominada pelo complexo industrial ligado aos combustíveis, no quarto de 11 dias de campanha eleitoral oficial para as autárquicas de 1 de Outubro.

"Também agora continuamos a precisar de força para as nossas propostas, como no caso do preço do gás de botija, apesar da abstenção do PS. Um projeto que acaba com regabofe dos preços liberalizados das grandes petrolíferas. Tem de ser ir aos bolsos das multinacionais", afirmou.

Segundo o líder comunista, "o preço médio de uma botija de 13 kg é de 26 euros em Portugal e na vizinha Espanha pouco passa de 14 euros".

Na quarta-feira, os projetos de lei do PCP e do PAN, que propõem preços máximos para o gás de garrafa e canalizado, foram aprovados na generalidade na Assembleia da República, com a abstenção de PSD e PS e votos contra do CDS.

A proposta comunista estabelece um sistema de preços máximos para o gás de garrafa e o gás canalizado, seguindo agora para discussão na especialidade, na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, tal como a do PAN.

"No plano nacional, foi a CDU que, nesta nova fase da vida politica nacional, deu uma contribuição importantíssima na reposição de rendimentos e direitos", sublinhou Jerónimo de Sousa, citando os exemplos da diminuição do IVA para restauração, o aumento extraordinário de pensões e reformas, "que o Governo não queria concretizar" ou a gratuitidade dos manuais escolares no primeiro ciclo da escolaridade obrigatória.

O secretário-geral do PCP referiu que os candidatos autárquicos da CDU "não são perfeitos, nem sobre-humanos" e "tem defeitos e virtudes", apenas "com uma diferença: querem dar a sua contribuição para melhorar as condições de vida da população".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • isidoro foito
    22 set, 2017 elvas 22:08
    mandem calar este velho o que ai vai por causa duma bilha de gaz , tudo lhe serve para fazer politiquice, mas só no Alentejo porque noutro local já ninguém lhe passa bola , com tanta coisa que o pais precisa faz campanha por uma garrafa de gaz, vai prá reforma velho

Destaques V+