Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido quer dois anos de transição para o divórcio com a UE

22 set, 2017 - 17:12

Depois de consumado o “Brexit”, Theresa May diz que o Reino Unido quer continuar a ser o “melhor amigo e parceiro” da União Europeia.

A+ / A-

A primeira-ministra britânica, Theresa May, propõe o pagamento de 20 mil milhões de euros durante um período de transição de dois anos, até à saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Num discurso esta sexta-feira em Florença, Itália, Theresa May defendeu a continuidade do Reino Unido no mercado único europeu durante esse período e ofereceu concessões.

Depois de consumado o “Brexit”, a primeira-ministra diz que o Reino Unido quer continuar a ser o “melhor amigo e parceiro” da UE.

O discurso em Florença teve como objectivo quebrar o bloqueio nas negociações para o “divórcio” com a União Europeia, que serão retomadas na segunda-feira.

May propõe ainda “um arrojado novo acordo estratégico” sobre cooperação em matéria de segurança e opõem-se à criação de taxas aduaneiras para as transacções futuras entre os dois blocos.

“Se falharmos ou ficarmos divididos, os únicos beneficiários serão aqueles que rejeitam os nossos valores e são contra os nossos interesses”, declarou a primeira-ministra britânica.

Numa primeira reacção a este discurso, o negociados da União Europeia para o “Brexit”, Michel Barnier, elogiou o “espírito construtivo” de Theresa May.

Mas Michel Barnier pede mais clareza à primeira-ministra britânica.

“O discurso mostra vontade de seguir em frente. As declarações da primeira-ministra May são um passo em frente, mas agora devem ser traduzidas numa posição de negociação precisa do Governo do Reino Unido”, declarou o responsável europeu.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+