Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vila Real junta três mil empresários de 18 países em busca de oportunidades de negócio

22 set, 2017 - 11:09 • Olímpia Mairos

O VI Fórum da União de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa pretende ser uma plataforma de negócios e de cooperação e uma grande oportunidade para os empresários estabelecerem relações comerciais com outros países.

A+ / A-

Vila Real recebe, esta sexta-feira e sábado, cerca de três mil empresários de 18 países, que se reúnem no VI Fórum da União de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (UE-CPLP).

A iniciativa assume-se como uma “verdadeira plataforma de negócios e de cooperação” e constitui-se, segundo o presidente da UE-CPLP, Mário Costa, como uma “grande oportunidade para os empresários estabelecerem relações comerciais com outros países, num mercado potencial de dois mil milhões de consumidores”.

Estarão presentes mais de 250 empresas de todos os sectores, destacando-se o sector agroalimentar com o vinho a assumir papel de relevo.

“Nós vamos abrir as portas dos mercados e eles depois é que têm de fazer o negócio”, sublinha Mário Costa.

Ao longo dos dois dias vão decorrer seminários temáticos por país, reuniões bilaterais de negócios, a grande conferência “CPLP: Um Mundo de Oportunidades” e ainda um espaço mostra empresarial e cultural.

Mário Costa considera que “a CPLP pode-se tornar numa potência económica mundial”.

“Está nos quatro cantos do mundo e tem um potencial de mercado de dois mil milhões de consumidores. Tem recursos naturais, ‘know-how’, tecnologia e uma posição geoestratégica importante”, realça.

O fórum da UE-CPLP é um espaço de diálogo sobre o sector empresarial, partilha de conhecimento, estabelecimento de parcerias e estreitamento de relações, aberto aos empresários de diversos sectores de actividade, entidades oficiais e públicas e instituições associativas e organizações.

A CPLP foi criada em 17 de Julho de 1996, e tem como estados membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    23 set, 2017 porto 17:38
    TRÊS MIL EMPRESÁRIOS ? NÃO SERÃO TREZENTOS ? É QUE SÓ PARA ALOJAR TRÊS MIL, VILA REAL NÃO TEM CAPACIDADE HOTELEIRA. A NÃO SER QUE DURMAM UNS EM CIMA DOS OUTROS OU OUTRAS, O QUE É MAIS AGRADÁVEL EM CIMA DAS OUTRAS. HAJA DEUS...

Destaques V+