Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha. Detido homem relacionado com atentado de Barcelona

22 set, 2017 - 09:23

Guarda Civil investiga a participação deste indivíduo na aquisição das substâncias que permitiram a fabricação de mais de 100 quilos de explosivo.

A+ / A-

A polícia espanhola detive em Vinaroz, Valência, um cidadão marroquino de 24 anos, residente em Espanha, por alegada colaboração com o grupo responsável "pelos atentados terroristas" em Barcelona, em Agosto.

O Ministério do Interior diz que o suspeito mantinha uma estreita relação "com vários terroristas" incluindo Abdelbaki Es Satty, o imã de Ripoll que liderava o grupo extremista.

A Guarda Civil investiga a participação deste indivíduo na aquisição das substâncias que permitiram a fabricação de mais de 100 quilos de TATP (triperóxido de triacetona), o explosivo que costuma ser utilizado pelo grupo radical armado Estado Islâmico nos atentados na Europa.

A detenção foi efetuada por agentes do Serviço de Informações da Guarda Civil que suspeita da colaboração do homem nos atentados de Barcelona e Cambrills, nos dias 17 e 18 de Agosto.

Os atentados no centro de Barcelona, no dia 17 de Agosto e no dia seguinte em Cambrills causaram a morte a 16 pessoas, entre as quais duas cidadãs portuguesas e mais de 130 feridos.

Oito membros do grupo responsável pelos atentados morreram: seis foram abatidos pelas forças de segurança e dois na explosão de uma casa em Alcanar, na noite anterior ao ataque de Barcelona.

Contando com a operação desta sexta-feira, as autoridades detiveram cinco pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+