Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Visitar faróis ou conhecer o ciclo do chá. Jornadas do Património oferecem mais de mil actividades

22 set, 2017 - 09:01

Edição tem o tema "Património e Natureza", tendo como premissa a ideia de que as alterações e os fenómenos climáticos começam a pôr em causa o futuro do património natural e edificado.

A+ / A-

Começam esta sexta-feira as Jornadas Europeias do Património. Até domingo há cerca de 1.500 actividades espalhadas pelos vários concelhos do país, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

As iniciativas têm a coordenação da Direcção-Geral do Património Cultural e têm este ano o tema "Património e Natureza", tendo como premissa a ideia de que as alterações e os fenómenos climáticos começam a pôr em causa o futuro do património natural e edificado.

A programação inclui animações de rua, visitas guiadas e percursos orientados, ateliers lúdicos, oficinas pedagógicas, concursos, documentários, conferências, seminários, espectáculos, exposições, feiras, jogos tradicionais, lançamento de publicações, recriações e encenações históricas, rotas patrimoniais e sessões de leitura.

Lançadas em França, em 1985, as jornadas passaram a ser organizadas pelo Conselho da Europa e a Comissão Europeia desde 1999.

Programa arranca em Salamaca

O programa começa na sexta-feira, com a saída dos participantes em autocarro, do Museu da Guarda para Salamanca (Espanha).

Pelas 12h00, na Casa das Conchas, em Salamanca, decorrerá a apresentação do catálogo "Del Jardín Del Bosco: Diálogos com o Museu da Guarda", da autoria do pintor espanhol Florencio Maillo.

No sábado, pelas 17h00, no Museu da Guarda, será realizado o ‘workshop' "Peregrino de Santiago", por Sérgio Pissarra e Pedro Ribeiro.

No último dia, domingo, entre as 9h00 e as 12h30, realiza-se uma caminhada pelo troço do Caminho de Santiago entre o Museu da Guarda e Portela (freguesia de Aldeia Viçosa).

Ainda em Aldeia Viçosa, pelas 15h00, tem lugar, na igreja paroquial, a palestra "Caminhos de Santiago - Património e Natureza", por José Luís Sanches.

Na cidade da Guarda, durante a tarde, entre as 14h00 e as 18h00, haverá descidas em ‘rappel' e ‘slide' da Sé Catedral.

Ainda no concelho da Guarda, a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo promove no domingo, no Castro do Jarmelo, uma palestra sobre o tema "Da Natureza se faz o Património", pelo cientista Fernando Carvalho Rodrigues (17h00) e um espetáculo musical pelo grupo de música tradicional "Gaiteiros da Beira" (18h00).

Veja aqui o programa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+