Tempo
|
A+ / A-

Coreia diz que Trump está "mentalmente perturbado" e ameaça lançar bomba de hidrogénio

22 set, 2017 - 00:35

O regime de Pyongyang avança com a possibilidade de lançar uma bomba nuclear de hidrogénio no Pacífico.

A+ / A-

O líder da Coreia do Norte considera que Donald Trump está "mentalmente perturbado" e garante que o Presidente dos Estados Unidos "vai pagar caro" as ameaças contra o seu país.

“Os seus comentários convenceram-me, em vez de me amedrontarem ou de me pararem, que o caminho que escolhi é o correcto”, disse Kim Jong-un, de acordo com a agência estatal KCNA.

Na mesma declaração, classificou Trump como um "criminoso e um 'gangster' que gosta de brincar com o fogo" e considerou que o Presidente dos Estados Unidos é "impróprio para manter o comando supremo de um país".

De recordar que o líder norte-americano defendeu nas Nações Unidas que a única solução será "destruir totalmente" a Coreia do Norte caso continue com as ameaças.

"Se [os Estados Unidos] forem forçados a defender-se e aos seus aliados, não teremos qualquer escolha senão destruir a Coreia do Norte", afirmou.

Lançar bomba no Pacífico

Em resposta, o ministro dos Negócios Estrangeiros ameaçou também fazer novo teste, agora com uma bomba de hidrogénio no Oceano Pacífico.

"Poderá tratar-se da mais poderosa das detonações de uma bomba H no Pacífico", disse Ri Yong-ho aos órgãos de comunicação sul-coreanos no hotel em Nova Iorque, onde se encontra para assistir à 72.ª Assembleia Geral da ONU.

O Japão já reagiu. O ministro porta-voz do Executivo japonês, Yoshihide Suga, assegurou que o país "está preparado para esta situação"[ameaça de lançamento de uma bomba de hidrogénio no Pacífico], já que as autoridades estão "a vigiar com cautela" e classificou de "inaceitável" a ameaça do regime norte-coreano.

"O Japão fará todos os esforços necessários para proteger a segurança do povo japonês", disse, em conferência de imprensa.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Galhardo
    23 set, 2017 Lisboa 17:13
    Se Observando Idiotas não está a ser cínico, só pode ser mentalmente doente.
  • ALETO
    23 set, 2017 Lisboa 13:28
    Observando Idiotas, é um observador de si próprio e que não se comove nada pela morte de inocentes coreanos. Os americanos não experimentaram as suas armas nucleares no Pacífico, à razão de um teste por dia, entre 1950 e 1970? O que dizer do estado das Marshal Islands, depois destes testes? Ou seja, os bonzinhos são os americanos e os maus são os coreanos. Observando Idiotas deve ser alguém mesmo encomendado pela Renascença para fazer o papel de tolo.
  • Alexandre
    22 set, 2017 Lisboa 19:56
    Comentando as palavras ignorantes de o «Observador Idiotas», os Estados Unidos da América mataram na última guerra da Coreia, cerca de 20% da população da Coreia. Para que um tolo e dito «observador idiotas» não saiba, que tal ler acerca do massacre de No Gun Ri? Deve ser realmente muito exigente, para quem vive de notícias sobre o futebol e preenche o seu tempo a raspar «raspadinhas» sem direito a prémio.
  • natalia gomes
    22 set, 2017 17:05
    Não sei quem está mais perturturbado mentalmente( os dois), acredito que cada um é irresponsável e inconsciente, contudo julgo que o líder coreano devia antes de tudo preocupar-se com a sua casa, o seu povo, a ausencia de liberdade, as carências dos norte- coreanos...tem mto onde agir e trabalhar, ,mas não em brincar com armas nucleares.Os que se isolam do mundo, e vivem em ilhas sem sol, não o podem fazer eternamente!, Tal como caiu o muro de berlim e mostrou a triste realidade, um dia este povo vai ter que ver o sol e saber o que é a liberdade, não com este líder tipo criança desajeitada!
  • observando idiotas
    22 set, 2017 algures 10:18
    MARCO VISAN Realmente o teu senso é igual ao de uma galinha. Quer dizer, o Kim jong-un é o bom entendedor para fazer ameças e experimentar bombas a torto e a direito, mas o trump é que é o impróprio, o teu mundo deve ser é ao contrário. eu não quero saber do trump, mas se tivesse que escolher escolhia o trump a este idiota cara de parvo. Olha vá viver para a coreia e experimentar o que é bom no regime de kim jong un PARV.......
  • José
    22 set, 2017 Leiria 09:20
    Henriques Estar a chamar deficiente mental ao Trump é o mesmo que estar a chamar deficientes mentais a 90% dos Americanos que o apoiam..Não sei quem terá mais juizo....
  • Walter
    22 set, 2017 Torres Novas 09:17
    O ex-general Douglas MacArthur durante a guerra da Coréia quis lançar bomba de hidrogênio na Coréia do Norte. À época, muitos dos seus pares e os políticos norte-americanos demoveram-no dessa idéia "maluca". Hoje temos o resultado disso tudo! Quem estava certo?
  • Eugénio
    22 set, 2017 Peniche 09:13
    Mas que DOIS MALUCOS..... o mundo está bem entregue....
  • luis
    22 set, 2017 09:11
    quer dizer, diz que vai lançar uma bomba de hidrogénio, talvez no Pacífico... e o maluco é o americano ? É certo que este não é flor que se cheire, mas a verdade é que quem anda sistematicamente a lançar mísseis, a violar resoluções internacionais à descarada Eva ameaçar tudo e todos desbocadamente é o principal desiquilibrada desta questão: é o fascinora do senhor Kim. A história é o mundo terá de o colocar no sítio certo. Ponto.
  • António Gonçalves
    22 set, 2017 Pombal 09:09
    Hipótese académica: durante um ano os dois presidentes trocavam de cargo entre si. Ao fim de um ano o mundo estaria melhor?

Destaques V+