Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catarina Martins deixa críticas a secretária-geral socialista

22 set, 2017 - 00:11

Líder bloquista lamenta comentários de Ana Catarina Mendes às propostas alternativas de economistas da área socialista.

A+ / A-

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considera "pouco adequada" a desvalorização feita pela secretária-geral adjunta socialista do estudo de economistas que propõem uma política orçamental "menos restritiva", registando positivamente as palavras do Presidente da República sobre estas propostas.

O estudo de economistas do 'think tank' Institute of Public Policy (IPP), entre os quais o deputado do PS Paulo Trigo Pereira, a propor uma política orçamental "menos restritiva" do que a prevista pelo Governo até 2021, voltou hoje à noite ao discurso de Catarina Martins, num comício da campanha autárquica em Aveiro.

"É pouco adequada a forma como Ana Catarina Mendes [secretária-geral do PS] desvalorizou esse estudo hoje. O Governo ganhava e o PS ganhava em ouvir vozes que estão a fazer consensos por novos modelos económicos que possam responder pelas responsabilidades sociais e pelo crescimento económico", criticou.

Mas, se para o PS houve críticas, já em relação às palavras de Marcelo Rebelo de Sousa foram feitos elogios pela líder bloquista: "registo que o senhor Presidente da República veio dizer - e bem - que é preciso responder pelas responsabilidades sociais em Portugal e que é preciso ter uma outra forma de olhar para as metas orçamentais europeias e uma outra forma de negociar os orçamentos do Estado".

"É essa a escolha que temos perante nós na negociação do Orçamento do Estado e, nos próximos tempos, se este é ou não o momento para existir um novo consenso na política económica que responda pelo défice social e que seja capaz de uma trajetória sustentada de crescimento em Portugal", antecipou.

Catarina Martins disse acreditar que "é possível, porque esse consenso é cada vez mais amplo", como se percebe "por este estudo que vem de economistas da área do PS e pelas palavras do senhor Presidente da República".

"Não é impossível, o que é preciso é determinação para fazer esse caminho. Nada seria mais trágico para o país do que, para sermos bons alunos de Schäuble [ministro das Finanças alemão], desistíssemos de ter um caminho que protegesse o nosso país", alertou.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não falou diretamente sobre o Orçamento para 2018, mas considerou hoje que o grupo de economistas que apresentou um estudo propondo uma estratégia de maior despesa pública e menor ambição na redução do défice "traz uma reflexão muito interessante".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lurdes
    22 set, 2017 Lisboa 21:12
    À atenção da RR e Catarina Martins!!!!!!! Ana Catarina Mendes não é a secretária-geral do PS. Por mais bicos de pés que se coloque não é.
  • XUXAS MANIPULADORES
    22 set, 2017 Lx 09:51
    Tudo farinha do memso saco..estão juntos mas fingem que estão separados. O Governo não governas mas apenas cede à chatagem do BE e do PCP. Gere à vista sem estratégia...Uma desgraça que nos empobrece: A Espanha cresce mais do q Portugal, paga menos de juros da dívida...Devíamos olhar para o lado, mas infelizmente temos esta tralha socrática que resta a desgovernar o país..:Quando aumentarem as taxas de juro voltaremos ao mesmo.O resto são manobras de propaganda dos socilistas.
  • JULIO
    22 set, 2017 vila verde 09:34
    Vàlà catrina da ai uu jeito à nação descobre as aldrabices da geringonça antes que seja a troica a fazelo
  • pinguim
    22 set, 2017 lisboa 08:15
    não me digas que já estás como o Sócrates, que as dividas não se pagam? mas concordo que proteger o nosso país seria nao terem vendido a PT aos brasileiros e depois aos franceses, a EDP aos chineses etc... etc... infelizmente há muita gente que gosta de ter ideias de como gastar o dinheiro dos outros.
  • joao123
    22 set, 2017 lisboa 06:44
    Gostava da ouvir falar era sobre o aumento galopante da dívida pública em dinheiro ( que a história de % é para inglês ver ) .Se não parar não tarda nada temos novo estouro e depois vão culpar quem? o PSD... ? o CDS... ?
  • Eborense
    22 set, 2017 Évora 00:18
    Das duas Catrinas, qual delas a mais demagoga! Venha o diabo e escolha.

Destaques V+