Tempo
|
A+ / A-

Catalunha tem "plano de contingência” para realizar referendo

21 set, 2017 - 21:37

Carles Puigdemont diz que os catalães estão "unidos, solidários e prontos para enfrentar os ataques que aí vêm”.

A+ / A-

O presidente do governo regional da Catalunha garante ter “planos de contingência” para assegurar a realizado do referendo de 1 de Outubro.

Numa mensagem de resposta à acção do Estado espanhol, Carles Puigdemont garante que a consulta popular vai mesmo realizar-se, porque tem o apoio da maioria dos catalães.

“No século XXI, os Estados já não se regem pela força bruta, mas pela força do povo e, felizmente, desse tipo de força temos muita. É por isso que, queridos concidadãos, nos sentimos unidos, solidários e prontos para enfrentar os ataques que aí vêm”, declarou o líder catalão.

Carles Puigdemont garante que o referendo à independência vai mesmo ter lugar “porque estão previstos planos de contingência”, para fintar as autoridades de Madrid.

“Vai realizar-se porque temos o apoio da imensa maioria da população, que está farta da prepotência e dos abusos do Governo do Partido Popular”, sublinhou o presidente do governo regional da Catalunha.

Catalunha aprova referendo à independência
Catalunha aprova referendo à independência
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 22 set, 2017 11:59
    Alerto para a pouca memória de alguns portugueses: Portugal, no séc XII, declarou a independência, LEMBRAM - SE? É evidente que a Catalunha sente explorada e não está a ser solidária e a prova é que QUAL A SOLUÇÃO PROPOSTA POR MADRID' MAIS DINHEIRO...E NÃO SE FALA MAIS NISSO, ou seja, DE FACTO TÊM RAZÃO... É claro que há muitos países a tremer: Desde logo a Espanha, já que, perde força na UE (passará a ter menos 8 milhões de habitantes, menos 20% do seu PIB, etc...); Para além da Catalunha seguir-se-ão a Galiza, os Países Bascos, As Baleares, as Canárias... A Catalunha ao contrário do que dizem sobreviverá melhor na UE, com melhores índices do que hoje a Espanha (DOS APOIOS A eSPANHA A CATALUNHA TEM MENOS DO QUE PROPORCIONALMENTE LHE CABERIA....), O Reino Unido a tremer (Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), A França (Ilhas da América e Córsega), a Itália (Sardenha, Sicília...), Portugal (Açores, Madeira)
  • Elsa
    22 set, 2017 Braga 07:02
    Quer os espanhois queiram quer não, a Catalunha vai ser independente. Tenho algumas duvidas se fazer o corte a 2 de Outubro será o ideal, mas os ditadores espanhois já deram mostras que não vão lá com dialogos. A Catalunha terá sempre em Portugal um país irmão, que irá ajudar no que preciso for.
  • Nekas
    22 set, 2017 Lisboa 03:18
    Sempre se ouviu dizer que a união faz a força,os reis Ibéricos viram isso e casaram os filhos e os netos até formarem a grande Espanha com Aragão e Castela e agora o povo deixa-se manobrar por fragmentações cujo povo nada ganhará,são os poderosos que querem a separação para conseguirem o poder,vá-se lá entender os pensamentos dos povos que ajudam a cavar as suas próprias desgraças.
  • joao
    22 set, 2017 porto 02:51
    Por mim era a favor que fosse feito um referendo em Portugal para ser anexado a Espanha o meu voto seria sim os catalães não devem ter noção que se um dia forem independentes qual é a força politica que tem na união europeia sem o apoio de Madrid
  • Tiago
    22 set, 2017 Soares Pinto 02:31
    A Catalunha Livre e Independente! Independência! Olá, República da Catalunha! Se o Sim ganhar, fico muito feliz! A festa do Sim tem de ser muito grande! Até ao dia 4 de outubro a Catalunha tem de fazer a declaração unilateral de independência! O Sim ganha com mais de 59,5% de acordo com 2 sondagens de setembro de 2017. Mais de 50,5% querem votar no referendo. http://www.electograph.com/2017/09/cataluna-referendum-1-o-sondeo.html?m=1 Sondagem realizada para o site eldiario.es: 59,9% de participação no referendo e vitória do Sim com 59,5% contra o Não com 30,7%. O Sim impõe-se em todas as faixas etárias: Dos 18 aos 30 anos: 65%. Dos 31 aos 44 anos: 63%. Dos 45 aos 64 anos: 58%. Maiores de 65 anos: 56%. A opção independentista não para de crescer na Catalunha, em comparação com sondagens anteriores. Os dados completos desta sondagem estão aqui: http://m.eldiario.es/politica/catalanes-encuesta-referendum_0_687681559.html Dia 01/10: "Quer que a Catalunha seja um estado independente em forma de república?" Sim, a Catalunha Livre e Independente! Olá, República da Catalunha!
  • Para refletir...
    21 set, 2017 Almada 23:10
    Que eu saiba as pessoas só podem ser detidas por ordem da justiça, não por ordem do governo e a justiça tem sempre razão! Em geral não há (parece que não pode haver) manifestações contra a justiça, só contra o governo. Em relação à independência, é uma infantilidade do orgulhosamente independentes. Eles deviam ter outras coisas mais importantes em que pensar e parece que têm andado distraídos. No século XXI a qualidade da democracia e da civilização é má porque deve haver transparência em todos os poderes e devem verificar o que eles fazem para não cometerem abusos, ora isso não acontece. Também alguma imprensa não distingue uma notícia de uma anedota, o que mais vemos é "lixo". Esta imprensa não contribui para a democracia nem para a civilização.
  • Jose
    21 set, 2017 Portugal 22:27
    Rajoy foi burro e fez juz ao q dele se diz nos meios europeus . Caiu na ratoeira do governo catalão , agora a maioria q tinha muitas duvidas sobre os beneficios de deixar Espanha e a UE , deixará q o seu coração fale mais alto e o referendo deixará de ser um acto informado para passar a ser exacerbado . Rajoy burrrrroooo.

Destaques V+