Tempo
|
A+ / A-

Governo diz que descongelamento das carreiras será feito "em poucos anos"

21 set, 2017 - 19:54

Processo beneficiará "a maioria" dos funcionários públicos, garante o executivo.

A+ / A-

O descongelamento das progressões na carreira, em 2018, beneficiará "a maioria" dos funcionários públicos e o processo será concluído "em poucos anos", garantiu esta quinta-feira o Governo.

A declaração consta numa nota à imprensa do gabinete da secretária de Estado da Administração e do Emprego Pública, Fátima Fonseca, distribuída hoje, dia em que as três estruturas sindicais da administração pública são recebidas no Ministério das Finanças, em Lisboa, para discutirem o Orçamento do Estado para o próximo ano (OE2018).

"Em 2018, na área da Administração Pública, o orçamento estará focado prioritariamente no descongelamento das carreiras, medida já prevista no Programa do Governo e que beneficiará de imediato a maioria dos trabalhadores em funções públicas", lê-se no documento.

Fátima Fonseca lembra que o Governo já tinha definido que o descongelamento teria início em 2018 "de forma gradual, acreditando que, apesar do impacto ser elevado, seja possível concluir este processo em poucos anos".

"Os dados demonstram que o descongelamento das carreiras é um processo complexo, pois incide sobre uma enorme diversidade de situações. O processo de congelamento teve a duração de sete anos e o impacto orçamental do descongelamento estima-se superior a 600 milhões de euros", lê-se na nota.

Sobre as reuniões desta quinta-feira com os sindicatos, a governante afirma que o objetivo é "encontrar um modelo de descongelamento que concilie o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores com a necessidade de enquadramento dos valores em causa no Orçamento do Estado".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    22 set, 2017 Évora 11:55
    O que eu gostava no Zézito era a rapidez com que ele punha as medidas que tomava, em prática. De um dia para o outro congelou as carreiras da função pública e agora a geringonça leva 4 anos a descongelar essas mesmas carreiras.
  • DR XICO
    22 set, 2017 LISBOA 09:49
    Se o valor é de 600M€ por ano, vejam o que o estado tem estado a roubar aos funcionários publicos nos ultimos 7 anos para entregar tudo aos vigaristas do Ricardo Salgado, Bava, Granadeiro, F. Vara, e CLda. O dinheiro roubado aos FP. não foi para ajudar o país foi para pagar as vigarice desses pulhas que tem os politicos nas mãos. PROMOÇÕES GRADUAIS VÃO SER PARA OS AMIGOS OS AFILHADOS E BOYS DO PS. Tenham vergonha ou todos ou nada.

Destaques V+