Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

No país das freguesias

Antes eram quatro freguesias, agora é uma. Alvão satisfeita com "evolução dia a dia"

21 set, 2017 - 10:19 • Olímpia Mairos

Nestes dias de campanha autárquica, a Renascença vai andar também pelo país das freguesias. De segunda a sexta, pelas 7h40.

A+ / A-
No país das freguesias - Alvão, a freguesia que antes eram quatro - 21/09/2017
Lagoa do Alvão, local de encontro e convívio dos fregueses. Foto: Olímpia Mairos/RR

A freguesia do Alvão, no planalto da serra do Alvão, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, resultou da última reforma das freguesias juntando numa só quatro freguesias (Afonsim, Lixa, Gouvães e Santa Marta). São 13 aldeias com aproximadamente 1.500 eleitores e uma área de 60 Kms2.

O território é muito rico em termos agrícolas, paisagísticos e a nível de património. Basta dizer que é conhecido como a "Pátria dos Dólmenes”.

Pela serra do Alvão chegaram a espalhar-se cerca de uma centena de dólmenes. Muitos foram destruídos e, entre os que sobreviveram ao tempo, destaca-se, em Chã das Arcas, um conjunto de seis necrópoles megalíticas classificado como monumento nacional em 1910.

É aqui no Alvão, em Gouvães da Serra, que está a ser construída uma barragem que integra a cascata do Tâmega e que vai produzir energia eléctrica para o país. A construção da infraestrutura tem proporcionado trabalho à gente da terra e dinamizado a economia local, nomeadamente a nível de aluguer de quartos e restauração.

A lagoa do Alvão, onde se localiza a aldeia turística Village Camping, é ponto de encontro dos vários fregueses e que atrai em tempo de verão milhares de turistas.

A freguesia “ganhou dinamismo” e aproximou as populações. Esbateram-se as rivalidades e as populações das antigas quatro freguesias estão satisfeitas pela união efectiva e afectiva que lhes foi proporcionada pela reorganização administrativa do território.

Na freguesia do Alvão têm sido feitas várias obras e conta com “um presidente mais presente”. Uma vez por semana há espaço de atendimento nas localidades que já foram sede de freguesia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+