Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Cancro do pulmão mata cada vez mais portuguesas

21 set, 2017 - 07:00

Especialistas receiam que a tendência seja para continuar a aumentar, uma vez que as mulheres começaram a fumar há menos tempo.

A+ / A-

As mulheres estão a morrer mais de cancro do pulmão, ao contrário dos homens - que ainda são a maioria dos óbitos, mas estão a diminuir. A notícia é avançada pelo “Jornal de Notícias”.

De acordo com o JN, o Relatório do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, que é esta quinta-feira apresentado no Porto, refere que o tumor maligno da traqueia, brônquios e pulmão matou 980 mulheres em 2015. No ano anterior tinham sido 850.

Segundo os especialistas, este aumento de 15% era esperado porque "reflecte as mudanças conhecidas no consumo do tabaco", lê-se no documento, onde se prevê que as mortes continuem a crescer.

Ouvido pelo jornal, o director do programa nacional, Nuno Miranda, considerou este aumento como "muito significativo" e que reflecte "a chamada democratização de género" do tabaco, uma vez que as mulheres começaram a fumar há menos tempo do que os homens. "O que é de esperar é que a mortalidade feminina vá aumentando. Porque, ainda por cima, as mulheres são mais sensíveis ao tabaco e têm cancro mais cedo", explicou.

Actualmente, por cada três homens que morre de cancro do pulmã, há registo da morte de uma mulher. No entanto, a diferença deve esbater-se nos próximos anos, seguindo a tendência dos países europeus, onde a mortalidade é de 1,5 homens para uma mulher.

Em Portugal, a morte de homens devido a cancro do pulmão reduziu de 3.077, em 2014, para 3.035 em 2015.

Ainda de acordo com o relatório que vai ser apresentado, depois do cancro do pulmão - o mais mortífero - os portugueses morrem de cancto do cólon e do reto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Delmar
    21 set, 2017 Expo 16:09
    Acredito que o caminho, seja em primeiro lugar, proibir determinados lugares de fumar, e aumentar fortemente a campanha do mal que o tabaco causa
  • João
    21 set, 2017 13:39
    Triste :(
  • Carvalho
    21 set, 2017 Porto 11:26
    Não dá pra entender o porque de não haver uma campanha forte contra o fumo.

Destaques V+