Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rajoy avisa Catalunha: "Desobediência é um acto totalitário"

20 set, 2017 - 20:32

Numa declaração ao país, o presidente do governo espanhol disse que ninguém pode fingir estar acima da lei e apelou ao cancelamento do referendo independentista.

A+ / A-

O referendo “ilegal” na Catalunha é uma manifestação de “totalitarismo”, acusa o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, que apelou ao cancelamento da consulta popular.

“Ninguém pode fingir estar acima da lei, a desobediência é um acto totalitário, todas as violações terão uma resposta firme”, alertou Rajoy num discurso ao país.

Para o líder do governo de Madrid, votar só é “sinónimo de democracia” se as leis foram respeitadas.

“Não se vota para violar a lei. Não se pode considerar democracia votar um projecto exclusivo”, disse Mariano Rajoy.

O presidente do governo apelou ao cancelamento do referendo na Catalunha. "Não vão em frente. Regressem à legalidade e à democracia. Este referendo é uma quimera."

O referendo à independência da Catalunha foi marcado pelo governo regional da Catalunha para 1 de Outubro.

As autoridades de Madrid opõem-se à consulta popular, que foi suspensa pelo Supremo Tribunal.

Esta quarta-feira, a polícia espanhola deteve uma dúzia de pessoas, entre as quais Josep Maria Jove, número dois do vice-presidente do governo catalão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • guadalupe
    21 set, 2017 évora 15:35
    APOIADO. A traidores, forca com eles.

Destaques V+