Tempo
|
A+ / A-

ONU

Costa quer Brasil e Índia no Conselho de Segurança da ONU e português como língua oficial

20 set, 2017 - 19:27

Primeiro-ministro discursou, em português, perante a assembleia-geral das Nações Unidas, onde reafirmou que as prioridades de António Guterres são as prioridades de Portugal: a diplomacia para a paz e pelos direitos humanos.

A+ / A-
Costa quer Brasil e Índia no Conselho de Segurança da ONU
Costa quer Brasil e Índia no Conselho de Segurança da ONU

O primeiro-ministro defende que o Brasil, a Índia e um país africano devem estar em permanência no Conselho de Segurança da ONU e que o português deve ser elevada a língua oficial da organização.

"O continente africano não pode deixar de ter uma presença permanente, e o Brasil e a Índia são dois exemplos incontornáveis. Por outro lado, a complexidade dos problemas globais que hoje enfrentamos impõe a necessidade de cultivar as parcerias, envolvendo não apenas os Estados, mas também as sociedades civis, as instituições financeiras internacionais, as entidades públicas e privadas", salientou.

Costa aproveitou ainda "para referir a importância da língua portuguesa, que se afirma hoje como um instrumento de comunicação com dimensão global. Em meados deste século, o português deverá contar com quase 400 milhões de falantes, o que tem justificado a sua elevação a língua oficial em diversos organismos internacionais. A adopção do português como língua oficial das Nações Unidas permanece um desígnio comum dos Estados Membros da CPLP".

António Costa discursou, em português, perante a assembleia-geral das Nações Unidas. Começou por se dizer profundamente emocionado por estar perante um secretário-geral português e reafirmou que as prioridades de António Guterres são as prioridades de Portugal: a diplomacia para a paz e pelos direitos humanos.

O governante insistiu na aposta de Portugal na questão dos oceanos e referiu que está disponível para acolher a conferência sobre o tema.

Costa repetiu que o multilateralismo é o caminho que deve ser seguido, caminho que “em nada colide com a soberania das Nações”.

Portugal condena todos os atentados e actos terroristas, insiste na defesa dos migrantes e refugiados, na aposta do Acordo de Paris ("Proteger e preservar o planeta é cultivar a paz e prevenir potenciais novos conflitos provocados pela concorrência no acesso a recursos decrescentes. Neste capítulo, o Acordo de Paris é um marco na redução dos impactos das alterações climáticas. Não podemos prescindir deste instrumento universal para atingirmos os objectivos do pilar ambiental da Agenda 2030") e alerta para as situações na Coreia Norte ou na Síria, entre outras. Quer também a "abolição universal da pena capital".

Num discurso breve, António Costa lembrou também a aposta na educação, no emprego e na igualdade de género.

[actualizado às 19h59]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joe
    03 mar, 2020 Toronto 22:35
    Já era tempo do Guterres fazer o português a 7ª língua oficial das nações unidas. O que está demorando tanto tempo? Esta pode ser a única oportunidade.
  • mendes
    21 set, 2017 braga 18:57
    aqui ha gato brasil e india pois claro ele la sabe porque e um dia os pt tambem vao saber
  • Paulo
    21 set, 2017 Lisboa 07:34
    AGRADEÇAM AO BRASIL O PORTUGUÊS AINDA EXISTIR... Se no Brasil se falasse "brasileiro" o Português seria uma das linguas MENOS FALADAS no mundo, se querem continuar a escrever DIRECTO e de FACTO como os ESPANHÓIS naturalizem-se... Essas palavras são HISPANICAS, foi graças ao Brasil que o Português se afastou do castelhano... Lutem por uma lingua NOVA e Portugal passará a ter 11 milhões de falantes, em Espanha os espanhóis GARANTEM que o Brasil não fala Português, que somos uns pobres coitados que falamos um Português-gallego, e estes comentários REFORÇAM o que afirmam os espanhóis
  • Bruno Costa
    21 set, 2017 Torres Vedras 07:13
    Quando e que acaba esta subserviência ao Brasil cujos governos e cidadãos nos desprezam profundamente. Quando é começamos a tratar da nossa vidinha e a defender os nossos interesses externamente em vez de fazermos fretes aos outros. Já se esqueceram da tampa que levaram quando quiseram festejar o dia de Portugal no Brasil.
  • José Papalvo
    21 set, 2017 Portugal 05:29
    O português como língua oficial na ONU? Mas a língua portuguesa desapareceu graças a meia dúzia de políticos corruptos. Curiosamente só Angola e Moçambique continuam a utilizar a língua portuguesa. Até o site Babbel, especializado no ensino de línguas e pago com fundos comunitários, tem lá a bandeira do Brasil! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!
  • Olho da Luz
    21 set, 2017 Lisboa 00:30
    Ahahahahahahahahahahahah!!!!!! Piada do dia! Ainda me estou a rir! Afinal O Costa pensa que consegue dominar o mundo no seu interior! Aahhahahaahhahahahahahha!!!!!!!
  • al
    21 set, 2017 adelaide 00:06
    hahahahahahaha este "camarada" gostaria de ver Portugal de novo no top do Mundo como nos anos 1500........just dreaming !
  • carlos manuel antune
    20 set, 2017 casais TMR 23:48
    No fim de nos venderem a nossa língua com o novo acordo ortográfico, querem o Português como língua oficial da ONU? Se calhar é preciso ganhar juízo e ver onde andamos a errar, não é sr.1ºMinistro? A nossa língua com o novo acordo ortográfico já é o Portucalez ...
  • ADISAN
    20 set, 2017 Mealhada 22:20
    E os Portugueses querem o PORTUGUÊS como língua oficial de PORTUGAL. O que está aCtualmente em vigor, como língua oficial socialista, no nosso país não já tem pouco a ver com o nosso Português. Este pertence a outra cultura, foi importado e introduzido à força com princípios de ditadura linguística.
  • O indiano Johnes
    20 set, 2017 lisboa 21:40
    Eu gostava de vêr o António Costa como primeiro ministro da India👳 ele provavelmente era mais feliz e nós também....

Destaques V+