Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Barcelona "fiel à defesa da nação" critica actuação de Madrid contra a Catalunha

20 set, 2017 - 15:55

O clube catalão condena "todo e qualquer acto que possa impedir" o livre exercício "da democracia, da liberdade de expressão e da determinação pessoal".

A+ / A-

O Futbol Clube Barcelona expressou, esta quarta-feira, o seu repúdio face às mais recentes tentativas de evitar a realização do referendo à independência da Catalunha.

A Guardia Civil espanhola montou uma operação para desmantelar a logística e os preparativos ao referendo, marcado para 1 de Outubro, considerado ilegal pelo Governo Central de Madrid.

De acordo com o site do jornal "La Vanguardia", já foram detidas 12 pessoas. Fontes oficiais confirmam a detenção do secretário-geral para a vice-presidência catalã, também responsável pela pasta da Economia. Josep Maria Jové é o número dois de Oriol Junqueras, o vice-presidente do governo.

O maior clube da capital do estado catalão e, por conseguinte, da própria Catalunha, o Barcelona, já se manifestou sobre o assunto, em comunicado nas redes sociais e no seu site oficial:

"Na sequência das ocorrências dos últimos dias e, especialmente, esta quarta-feira, relativamente à actual situação política na Catalunha, o FC Barcelona, que se mantém fiel à sua dedicação histórica de defesa da nação, da democracia, da liberdade de expressão e da determinação pessoal, condena todo e qualquer acto que possa impedir o livre exercício desses direitos."

"Assim sendo, o FC Barcelona expressa publicamente o seu apoio a todas as pessoas, entidades e instituições que trabalham para garantir tais direitos", pode ler-se no comunicado, que assegura que o clube "continuará a apoiar a vontade da maioria do povo catalão, e fá-lo-á de modo civilizado, pacífico e exemplar".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTONIO FIDALGO
    20 set, 2017 GONDOMAR 19:13
    acho que deve todas as forças devem ter respeito por todos e uns pelos outros, hoje referendo da Catalunha , amanhã o Pais Vasco, depois a Galiza, depois a Andaluzia e as outras que seguirão, acham isto viável' TENHOS DUVIDAS, não irá acontecer o que aconteceu na antiga Jugoslávia????? tenho muitas duvidas quanto a isto? é preciso ver tudo ao pormenor, não teremos novas ETAS nas novas autonomias'
  • Porconta
    20 set, 2017 Porto 17:24
    Se defendem a democracia e o estado de direito, deviam começar logo por respeitar a constituição e a democracia, mas querem respeitar só o que lhes interessa, pau para cima deles.

Destaques V+