Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Advogado do Porto detido pela PJ a pedido de França

20 set, 2017 - 15:55

O mandado de detenção europeu relaciona-se com suspeitas de criminalidade económico-financeira.

A+ / A-

O Tribunal da Relação do Porto vai decidir a extradição para França de um advogado do Porto detido pela Polícia Judiciária por suspeita de crimes económico-financeiros.

De acordo com um comunicado, esta polícia, “no cumprimento de um mandado de detenção europeu, localizou e deteve no dia de hoje na cidade do Porto um homem de nacionalidade portuguesa com 47 anos de idade, com vista à sua extradição para França”.

O detido não é identificado, mas fonte policial disse à agência Lusa tratar-se do advogado Miguel Moreira dos Santos.

O mandado emitido pelas autoridades francesas, prossegue o comunicado, “tem subjacente a eventual prática de crimes da área económico-financeira”.

O detido será apresentado ao Tribunal da Relação do Porto para ser decidida a extradição e eventuais medidas de coação.

O advogado Miguel Moreira dos Santos é filho de Gil Moreira dos Santos, sócio do escritório de advocacia GMSCC - Gil Moreira Dos Santos, Caldeira, Cernadas & Associados.

Este escritório, ao qual Miguel Moreira dos Santos não pertence “há mais de dez anos”, representa o FC Porto e o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, indica o clube em comunicado na sua página oficial.

O advogado chegou porém a representar Pinto da Costa durante o processo ‘Apito Dourado’, um processo judicial sobre eventual corrupção na arbitragem e no futebol profissional e outros crimes associados.

Nos últimos anos, Moreira dos Santos foi ainda mandatário do ex-presidente da Câmara do Porto Nuno Cardoso, do futebolista Ricardo Quaresma e do treinador António Oliveira.

Segundo noticiou o "Correio da Manhã", em Fevereiro de 2015, Miguel Moreira dos Santos foi baleado no Porto, num local próximo ao do seu escritório na Foz do Douro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tugatento
    20 set, 2017 amarante 19:49
    Tem a escola toda. Basta ver quem é o pai.
  • Alveeo Martins
    20 set, 2017 Lisboa 19:03
    Pois eu estava a ver era que o senhor jornslista nao mencionaca o fcp e o pinto da costa do spiro dourado. Estava a fugir ao assunto e guardpu para o fim. Ha mais de 10 anos que pinto da costa e o fcp sao suspeitos de branqueamento de capitais. Mas como ren sido invesrigado pelos pj do Porto a investigaçao vai dar como a corrupçao do apito dourado em nada... Ia. Porque agora sao autoridades estrangeiras fora do controlo do polvo do fcp do pinro da costa.
  • Francisco Pinto
    20 set, 2017 Matosinhos 18:59
    Mas alguém de boa fé e com a normal honestidade intelectual, tem dúvidas quanto à à intenção de como a notícia é dada, com o objectivo claro que é denegrir a imagem de quem afinal os preocupa. Mas isso ja não é noviidade para ninguém, vindo donde.vem. Deixai-os falar que eles calar-se-ão pelo desprezo e cansaço
  • Jorge
    20 set, 2017 Algarve 18:24
    Advogados e dirigentes de Clubes ... resulta SEMPRE no mesmo! Mistura "explosiva"! Este, para já (vamos ver o que nos reserva o futuro), "foi de cana"!
  • OBJETIVO E ATENTO
    20 set, 2017 FELGUEIRAS 18:07
    o jornalista que escreveu esta noticia, teve como imenso valor, pronunciar o F C PORTO, eu tambem já fui cliente como milhares mas não fomosmencionados; pergunto porquê ?..... gostava da resposta!.........
  • 20 set, 2017 17:50
    Não podemos medir tudo pela mesma bitola. Como em todas as classes ou profissões, há gente séria e gente menos séria, gente boa e gente menos boa. Há realmente uma evidencia: desde há alguns anos que começaram a surgir "fornadas" de licenciados em direito, sobretudo com a abertura de recentes universidades, incluindo as privadas (como parece não acontecer noutros cursos), de controle e nível académico duvidoso. As universidades também têm a obrigação de formar Homens. São sinais dos tempos, onde faltam os princípios, mas sobra a prática diária, incluindo a politica, de que tudo se resolve pelas leis do mercado e no plano do salve-se quem puder... Nestes casos, temos a tendência para generalizar. Como não conhecemos os contornos do caso concreto, corremos o risco de ser injustos, pelo que devemos dar-lhe o beneficio da duvida.
  • atila
    20 set, 2017 donas 17:40
    É mais um faquir e uma alma alugada habilidoso!!!
  • Heliday
    20 set, 2017 Setubal 17:32
    Quem escreveu essa noticia não tinha mais o que fazer ? Tentou de toda mameira associar o Sujeito a FC Porto, Há pessoas sem escropulos tentam de toda maneira atingir o FC Porto de todas as maneiras possiveis.
  • Porconta
    20 set, 2017 Porto 17:30
    Tarrafal com o dito, para ter razões de queixa.
  • FIlipe
    20 set, 2017 évora 16:47
    A advocacia em Portugal está fortemente indiciada nos mais qualificados crimes constantes do Código Penal Português , desde a Homicidas , Terroristas , Burlões , Difamadores ... tudo serve para esta classe erguer - se perante a sociedade . Contudo , ainda existem muitos e muitas que não são acusados porque os clientes tem medo e receio de apresentar queixas . Eles e elas , metem medo ! Eu , já fui Burlado por um e uma , levaram-se uma pipa de euros para nada fazerem , nem uma letra escreveram . Dizem que vão instigar e depois nada ... mas primeiro mamam uns euros de abertura de dossier ... mesmo que à partida já saibam que é só para comer ... uns euros . Triste gente !

Destaques V+