Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UEFA elege sucessor de Villar no conselho da FIFA

20 set, 2017 - 15:02

Sorokin ocupa a vaga de Villar que, além de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, era vice-presidente da UEFA e da FIFA e de membro do Comité Executivo da UEFA.

A+ / A-

O Congresso da UEFA elegeu, esta quarta-feira, o russo Alexey Sorokin, director executivo do Mundial 2018, como representante europeu no conselho da FIFA, colmatando a saída do espanhol Ángel María Villar.

Villar demitiu-se dos cargos que ocupava na UEFA e na FIFA ainda este Verão, depois de ser detido, no âmbito de uma operação de combate à corrupção. No seu lugar passará a estar Sorokin, que se comprometeu com os organismos que tutelam o futebol europeu e mundial até ao final de 2021.

Além desta decisão, o congresso aprovou as alterações propostas aos estatutos da UEFA, que ditam a entrada em vigor de um novo Memorando de Entendimento entre este órgão e a Associação Europeia das Ligas Profissionais (EFPL), que passa a ter um lugar no Comité Executivo, com a decisão à espera de ser ratificada.

Ratificadas estão as decisões de que o presidente da Juventus, Andrea Agnelli, e o seu homólogo do Arsenal, Ivan Gazidis, sejam os dois representantes da Associação Europeia de Clubes (ECA) no executivo da UEFA.

Foram, ainda, aprovadas as nomeações do advogado e árbitro espanhol do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), José Juan Pintó, e do maltês Charles Deguara, diretor geral do gabinete de auditoria de Malta, como membros independentes da Comissão de Governação, decisão tomada pelo executivo a 1 de Junho, em Cardiff.

[notícia actualizada às 15h41]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+