Tempo
|
A+ / A-

Futebol Internacional

UEFA pede tectos salariais, taxa de luxo, restrições às comissões e reformas ao mercado

20 set, 2017 - 14:52

O presidente do organismo que tutela o futebol europeu, Aleksander Ceferin, pede medidas que ajudem a reduzir as diferenças entre os maiores clubes do continente e os "outros".

A+ / A-

O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, propôs, esta quarta-feira, no Congresso do organismo que lidera, várias medidas para manter a "magia do futebol".

No congresso que teve lugar em Genebra, na Suíça, o dirigente máximo do organismo que rege o futebol europeu declarou que deve ser feito o máximo esforço para impedir que as diferenças entre os maiores e os mais pequenos não se tornem insuperáveis.

Ceferin apelou às legislações europeias e nacionais para que façam um esforço no sentido de tornar o futebol europeu mais justo e mais bem regulado, assim como para melhorar a ética e solidariedade desportivas, propondo a criação de várias medidas:

"Tectos salariais, taxa de luxo, limites nos plantéis, a evolução do 'fair play' financeiro, reformas no sistema de transferências, a criação de uma Câmara de Compensação para controlar o fluxo de dinheiro, restrições às comissões pagas aos agentes dos jogadores, a introdução de uma taxa de solidariedade nas transferências que seria usada para apoiar o futebol amador e feminino, limites de empréstimos, proibição de propriedade cruzada de clubes, o fortalecimento da regra dos jogadores formados localmente."

"Estamos abertos a todas e quaisquer reformas que sirvam os melhores interesses do futebol", afirmou o dirigente esloveno. "Somos criativos e dedicados e estamos apenas à espera da 'luz verde' daqueles que criticam publicamente a situação actual, mas que ainda não nos permitiram que a corrijamos."

Ceferin congratulou-se, ainda, com o facto de ter sido "restabelecido o diálogo" com os "vários parceiros" da UEFA e "reconstituído o espírito de confiança", que considera "vital para todo o processo significativo" do futebol, rumo a "uma nova era de profissionalismo e transparência".

[notícia actualizada às 15h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+