Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica

O risco de parar no tempo. Jaime Antunes pede a Rui Vitória que se adapte aos jogadores que tem

20 set, 2017 - 12:45

O antigo candidato a presidente do Benfica nega que o mau arranque encarnado se relacione com as vendas e falta de investimento, apontando antes o dedo às várias lesões. Rui Vitória tem de mostrar que sabe adaptar-se à matéria-prima.

A+ / A-

O antigo candidato à presidência do Benfica Jaime Antunes defende, em entrevista a Bola Branca, que Rui Vitória tem de perceber o que está mal na equipa, adaptar-se aos jogadores que tem e, eventualmente, mudar o sistema de jogo.

"Do treinador do Benfica tem de haver uma análise clara do que é que há de errado na equipa, porque saíram alguns jogadores com determinadas características. Tem de alterar um pouco o sistema de jogo, não pode continuar a jogar da mesma maneira quando tem jogadores diferentes", declara.

Antunes dá o exemplo de Mitroglou, um "jogador mais posicional na área", cujas características não têm par no plantel encarnado para esta época. De qualquer forma, Jaime Antunes acredita que Vitória, "que é um treinador competente", está "atento" e já a procurar soluções para o actual estado de sítio que se vive na Luz.

Vendas não explicam mau arranque

Ainda segundo o, também economista, o plantel do Benfica é suficiente, ao contrário da qualidade exibicional da equipa: "Não estamos a jogar bom futebol. Há que não mascarar as coisas. Há que assumir e há que ver os erros que têm sido cometidos, para poderem ser corrigidos."

"Estes resultados e esta situação nada têm a ver com o problema das vendas. Há uma tendência de dizer, 'o Benfica vendeu três grandes jogadores e não contratou jogadores'. Ainda bem que não contratou jogadores. As pessoas no futebol têm a mania do 'chapa-ganha, chapa-gasta'. Isso não deve ser assim na boa gestão de uma empresa. O Benfica vendeu bons jogadores que estavam valorizados para grandes clubes e depois fez uma reorganização do plantel", sustenta.

Jaime Antunes sublinha que "ninguém em bom senso afirma que o plantel que o Benfica tem não é suficiente para ganhar ao Boavista".

"No entanto, perdemos com o Boavista. Portanto, há qualquer coisa para além desse problema que tem de ser analisada", evidencia o, dando o exemplo "preocupante" das lesões: "Pelo segundo ano consecutivo, estamos a ter lesões de forma muito forte e muito sistemática."

Não passou de uma "graçola"

Por outro lado, Jaime Antunes não dá crédito ao “aperto” que alguns adeptos quiseram dar à equipa. Capitão e treinador deram explicações aos descontentes, que estiveram na garagem do estádio.

"É normal que as pessoas, quando as coisas não correm bem, critiquem. A crítica deve ser livre, disso não tenho dúvida. Foram lá, manifestaram o seu desagrado, depois conversaram com o Luisão e o treinador e as coisas tomaram a tranquilidade de quando as pessoas são esclarecidas. Uma equipa de futebol tem momentos menos bons. Acredito que o Benfica está nessa fase, mas que isso vai mudar", conclui.

O Benfica defronta o Sporting de Braga, esta quarta-feira, pelas 21h15, na jornada de arranque da Taça da Liga. Jogo com informações na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • V IRIATUS HERMINIUS
    20 set, 2017 Lisboa 18:22
    ESTOU DE ACORDO. MAS DEVE SER DISTO QUE LUIS AO E COMPANHIA ESTÃO FORA DE PRAZO. A PERGUNTA É QUEM TEM MEDO DE LUIS AO E BRIGADA BRASILEIRA AO PONTO DE UM F AUGUSTO JOGAR NO SLB. QUE FAZER COM OS JOGADORES COMO KALAICA E OUTROS QUE DEVEM SUBSTITUIRESPEITAR BROGADA DO REUMÁTICO?
  • Castro Lobo
    20 set, 2017 Santarém 17:40
    A situação atual no Benfica, é absolutamente natural.Já no anterior campeonato, e com os jogadores ,que entretanto foram vendidos, as exibições, para quem tem memória, foram na generalidade de fraco nível , com táticas e estratégias muito discutíveis, valendo a notória incompetência do FCP, para a vitória no campeonato.Este ano a situação é mais grave, pois além de ter vendido jogadores importantes e destruído a defesa, mantem o treinador,que na minha opinião, não tem capacidade para orientar o Benfica, como aliás, já foi , e está a ser bem evidenciado.Quanto ás lesões nem pondero, pois no ano passado foi bem pior.O tempo se encarregará de esclarecer qual qual a patologia do doente:falta de jogadores, lesões ou treinador, ou até mesmo tudo junto.Já não menciono a formação, que é uma falácia, uma vez que, logo após saírem do aviário, são logo vendidos e nem aquecem o lugar, numa política muito discutível, que nada tem de desportiva, antes e só financeira, que apenas tem servido um conhecido negociante (empresário ?)de jogadores.
  • ANTÓNIO
    20 set, 2017 GUIMARÃES 14:38
    Eu acho que o mal do Benfica é ainda não se ter adaptado a jogar sem ter tanto colinho dos seus árbitros adeptos, os famosos "padres dos emails"................. nos ultimos 4 anos em que os ditos "padres" estavam completamente controlados, até deu para ganhar 4 campeonatos...........
  • José
    20 set, 2017 Évora 14:28
    Se vendo todos os ovos, não posso fazer omoletes.
  • carlos
    20 set, 2017 porto 14:26
    Na minha opinião, uma coisa é certa: o Rui Vitória (que, note-se, acho ser um grandíssimo treinador e um senhor) aparenta não ter um plano B ou C ou D quando os adversários manietam o Benfica nos jogos.
  • 20 set, 2017 14:24
    acertando a direcçao!
  • Comentador
    20 set, 2017 Lisboa 13:51
    Acho engraçado, na altura do jesus não exigiam nada e de ano para ano melhorava sempre o plantel, ou já se esqueceram dos jogadores que lhe passaram pela mão? A arrogância tem sempre razão. Isto é um aviso para o Rui Vitoria ir dando uns murros na mesa.
  • NSilva
    20 set, 2017 VFX 13:30
    Jaime Antunes, para economista, tem uma visão macro e micro muito deturpada e que "desculpabiliza" Vieira. Rui Vitória tinha mais jogadores lesionados no início da época anterior e soube adaptar-se. É um falso problema o que Jaime Antunes invoca. Do meio campo para a frente, aliás, e tirando Mitroglou (um jogador sobrevalorizado no Benfica por jogar num campeonato pouco competitivo), as opções existentes até apresentam superior qualidade à dele. É, sim, na defesa - onde não houve reforço da zona central e opções válidas para a lateral direita nem muito menos a aquisição atempada e de nível superior de um guarda-redes - que o problema existe, está agravado e não parece ter solução próxima. Acresce o meio campo defensivo: Fejsa está lesionado e Samaris descontente (ou em baixo de forma ou ambas) e Filipe Augusto (que é voluntarioso mas falha na qualidade). Adite-se Pizzi em baixo de forma e temos a "crise" do futebol do Benfica explicada. deu para disfarçar na Supertaça e no primeiro jogo com o Braga, mas depois acabou (com mais ou menos disfarce). Finalmente, há que dizer que o maior problema é a atitude de Vieira, que se mantém alheado da realidade e numa atitude de Rei sem roupa... E Jaime Antunes como seu apaniguado... Triste...

Destaques V+