Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

226 mortos. Papa reza pelas vítimas de “terrível terramoto” no México

20 set, 2017 - 10:10

Sismo de 7.1 na escala de Richter devastou três estados mexicanos.

A+ / A-
Sismo no México faz mais de 200 mortos. 22 são crianças que estavam na escola
Sismo no México faz mais de 200 mortos. 22 são crianças que estavam na escola

O Papa rezou no Vaticano pelas vítimas do sismo que assolou o México esta terça-feira. As autoridades mexicanas confirmam 226 mortos, um número revisto em baixa depois de ter sido anunciado perto de 250. Contudo, o dia apenas começa no México, pelo que com luz poderão vir a ser encontrados mais mortos nos escombros.

“Ontem um terrível terramoto assolou o México. Causou numerosas vítimas e danos materiais. Neste momento de dor, quero manifestar a minha proximidade e oração a toda a querida população mexicana”, disse, perante milhares de peregrinos, incluindo vários mexicanos, reunidos na Praça de São Pedro, para a audiência geral.

“Elevemos todos junto a nossa oração a Deus que acolha no seu os que perderam a vida, conforte os feridos, os seus familiares e todos os seus atingidos”, pediu.

Rezou ainda por todos os que estão envolvidos nas operações de socorro e dirigiu a sua oração à Virgem de Guadulape, para que “com muita ternura, esteja junto da querida nação mexicana”.

A Conferência Episcopal do México também manifestou o seu pesar pelas vítimas do sismo que atingiu o país. A CEM elogia a “solidariedade” do povo mexicano, que formou “cadeias de vida” para procurar resgatar pessoas entre os escombros e reagir perante a calamidade.

Papa reza pelas vítimas de “terrível terramoto” no México
Papa reza pelas vítimas de “terrível terramoto” no México

O terramoto, com uma magnitude 7.1 na escala de Richter e que acontece no dia em que se completavam 32 anos desde um outro poderoso sismo, afectou vários estados e a capital do país.

Dezenas de edifícios desabaram na capital, provocando fugas de gás nas ruas, onde prosseguem as operações de busca e salvamento. Há relatos de pessoas presas nos escombros e só numa escola privada a sul da Cidade do México morreram 32 crianças.

O Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, já garantiu mobilização geral para apoiar a população. “A prioridade neste momento é continuar o resgate de quem está sob os escombros e prestar auxílio aos feridos. Infelizmente, várias pessoas perderam a vida, incluindo crianças nas escolas, edifícios e habitações. Quero expressar as minhas condolências a todos os que perderam entes queridos. Neste momento, 40% da Cidade do México e 60% do estado de Morelos não têm electricidade. Reforçámos os piquetes da companhia de electricidade para tentar restabelecer o mais depressa possível”, anunciou.

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, disse à agência Lusa que, até cerca das 3h30 (hora de Lisboa), não havia registo de portugueses entre as vítimas do sismo que atingiu o México na terça-feira à noite. Contudo, indica que é ainda "muito prematuro" fazer uma avaliação das consequências do abalo.

As autoridades mexicanas, acrescentou, "estão em fase de procura avaliar os estragos e vítimas".

[Notícia actualizada às 13h14]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Álvaro de Jesus
    20 set, 2017 Porto 15:07
    Publiquem o que eu enviei, antes, dirigido ao nosso Amado Irmão Francisco sobre este mesmo assunto, já que não ofendi ninguém... Se gostastes do que publicastes há pouco, Tendes de Amar igualmente o que eu disse antes, pois que de Ensino Espiritual se trata. Ao publicarem isso... não deveis publicar isto.
  • Álvaro de Jesus
    20 set, 2017 Porto 14:29
    Em adenda ao que enviei... Quando a Sagrada Mãe TERRA (GAIA) necessita de se Equilibrar ou de se Harmonizar, as Hostes Celestes, de que tudo isso sabem, acampam previamente nas zonas que irão ser objecto desse Equilíbrio ou dessa Harmonização, a fim de que todos os que desencarnarem por via desse evento, seja divinamente assistidos. Ou seja, quando há desencarnes em massa… Por tudo ser do perfeito conhecimento Divino, essas Hostes Celestes vêm, com o tempo devido e montam os seus Hospitais de campanha para acudirem a todos os que desencarnarem, pois que os que ficarem feridos serão acudidos pelos Vivos. É isto que acontece sempre que acontece situações de desencarnes massivos. Naturalmente que muito poucos vêem essas Hostes, ou esses Hospitais de Campanha, devidamente montados, mas é isto que acontece, ou é isto que se verifica. Ninguém dos desencarnados fica sem protecção e ajuda espiritual, sendo todos amorosamente tratados. As nossas Orações ajudem sempre nessas situações, mas podemos dizer que os Irmãos que constituem essas Hostes Celestes, por serem da LUZ, fazem tudo o que têm a fazer, mesmo que essas nossas Orações não lhes sejam oferecidas. Acontece, portanto, dois tipos de socorro: Um prestado pelos Vivos aos feridos, e um outro, oferecido pelos ‘mortos’ aos que desencarnarem. DEUS nunca abandona nenhum Filho Seu, sem, contudo, violar a Liberdade que deu a esse Seu Filho. DEUS sabe, pois, esperar, que esse Seu filho esteja disponível para aceitar e receber a ajuda que ELE lhe deseja oferecer, através de outros Filhos Seus.
  • Mário João Castro
    20 set, 2017 São Mamede de Infesta 11:23
    Momentos de dor e sofrimento, para os quais os poderosos deste mundo não conseguem solução, nem cientistas sabedores(?) conseguem impedir, numa impotente demonstração da fragilidade da condição humana. Rezemos à Virgem de Guadalupe, a Sua proteção materna para todos os que sofrem a perda e a partida dos seus entes queridos, na certeza, a b s o l u t a, do acolhimento de D E U S aos Seus filhos mexicanos. Tal como fez com o índio Juan Diego, a quem incumbiu de tarefa que o próprio Bispo duvidou, não obstante todos os dados científicos comprovativos de que nos seus olhos estava impressa a imagem refletida do índio Juan Diego, nem assim muitos se convencerão que ELA tudo pode e a ELA tudo devemos. Santa Maria, Mãe de D E U S e Nossa Mãe intercede por nós neste momento triste e tão conturbado, onde muros se levantam e ameaças ao BEM global se adensam na loucura gananciosa de homens que não se respeitam e se julgam deuses bajulados e idolatrados, eleitos e escolhidos por interesses materiais e jogos de conveniências que só servem ao príncipe deste mundo.

Destaques V+