Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Detidos em Espanha. Vice-presidente catalão denuncia "atentado contra direitos básicos"

20 set, 2017 - 10:03

Polícia espanhola deteve uma dúzia de pessoas, entre as quais Josep Maria Jove, número dois do vice-presidente do governo catalão.

A+ / A-

O vice-presidente da Catalunha, Oriol Junqueras, considera que a detenção de uma dúzia de pessoas esta quarta-feira, na Catalunha, é um "atentado contra os direitos básicos dos cidadãos".

Oriol garante que a situação "ultrapassa todas as garantias democráticas" e que tal cenário "não se passa em nenhuma democracia do mundo", denunciando a ocorrência de detenções na rua sem a existência de ordem judicial.

No Twitter, repetiu a ideia: "Estão a atacar as instituições deste país e, portanto, atacam os cidadãos. Não permitiremos isso".

Em causa está a operação lançada pela polícia. As autoridades enviaram um grande dispositivo para revistar vários edifícios do governo regional da Catalunha à procura de documentos relacionados com o referendo pela independência da região, considerado ilegal por Madrid.

De acordo com o site do jornal "La Vanguardia", já foram detidas 12 pessoas. Fontes oficiais confirmam a detenção do secretário-geral para a vice-presidência catalã, também responsável pela pasta da Economia. Josep Maria Jové é o número dois de Oriol Junqueras, o vice-presidente do governo.

Na sequência da operação, várias pessoas juntaram-se para protestar.

O conflito entre Madrid e a região mais rica de Espanha (com um PIB superior ao de Portugal), cerca de 7,5 milhões de habitantes (um terço da área de Portugal), uma língua e culturas próprias, arrasta-se há várias décadas.

Detenção de dirigentes catalães é resposta "proporcional" de Madrid, diz Rajoy
Detenção de dirigentes catalães é resposta "proporcional" de Madrid, diz Rajoy
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CAMINHANTE
    20 set, 2017 LISBOA 12:21
    Onde estão os vários comentários já postados sobre este assunto?

Destaques V+