Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha. Detido secretário-geral da Economia catalão em operação contra referendo

20 set, 2017 - 08:52

Josep Maria Jove é o número dois de Oriol Junqueras, o vice-presidente do governo.

A+ / A-
Detenção de dirigentes catalães é resposta "proporcional" de Madrid, diz Rajoy
Detenção de dirigentes catalães é resposta "proporcional" de Madrid, diz Rajoy

A Guardia Civil espanhola tem em curso uma operação para desmantelar a logística e os preparativos do referendo à independência da Catalunha, marcado para 1 de Outubro. De acordo com o site do jornal "La Vanguardia", já foram detidas 12 pessoas.

Fontes oficiais confirmam a detenção do secretário-geral para a vice-presidência catalã, também responsável pela pasta da Economia. Josep Maria Jové é o número dois de Oriol Junqueras, o vice-presidente do governo.

A polícia enviou, esta quarta-feira, um grande dispositivo para revistar vários edifícios do governo regional da Catalunha à procura de documentos relacionados com o referendo, considerado ilegal por Madrid.

Segundo a imprensa espanhola, a polícia está a inspeccionar os departamentos (ministérios regionais) de Negócios Estrangeiros, Economia, Trabalho e Assuntos Sociais e na sede da vice-presidência.

Na sequência da operação, várias pessoas juntaram-se para protestar.

O conflito entre Madrid e a região mais rica de Espanha, com um PIB superior ao de Portugal, cerca de 7,5 milhões de habitantes, um terço da área de Portugal, uma língua e culturas próprias, arrasta-se há várias décadas.

Em 2014, os independentistas organizaram uma "consulta simbólica" sob a forma de referendo não vinculativo na Catalunha, em que participaram 2,3 milhões de pessoas, 80% das quais pronunciaram-se pela independência

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose
    20 set, 2017 Lisboa 12:30
    Mariano Rajoi é um tipico filho de uma certa direita fascista , acontece q este tipo de pessoas não sabe trabalhar em democracia , confunde-a com autocracia ou pior . O problema para Espanha é q este tipo de governação acaba por alienar as pessoas , muitas até poderiam votar contra a independencia mas perante actos como este pode só restar aos catalaes pagar na mesma moeda . Será q Espanha ou seja Castela consegue gerir um movimento independentista armado com uma base popular como a catalunha ? Rajoi , és um parvo e estás a levar Espanha para a destruiçao enquanto estado.
  • MNV
    20 set, 2017 Lisboa 11:58
    É bom que todo o mundo veja o único que Rajoy foi e é capaz de fazer “induzir ao medo por meio da força”
  • CAMINHANTE
    20 set, 2017 LISBOA 11:39
    Contrariamente ao que alguns bem pensantes alegam, o Direito de Autodeterminação dos Povos está inscrito na ONU e deve ser para todos, não só para alguns, segundo interesses pouco clarificados. Se aos Povos do Portugal Ultramarino ( e a outros) foi reconhecido esse Direito e a opção da Independência, então o mesmo tem de ser reconhecido a todos os outro povos. Deve pois haver um referendo ao Povo catalão ( só ao povo Catalão, como é liminarmente óbvio - são eles e só eles que devem decidir o que pretendem ) e posteriormente respeitado o resultado. Provavelmente, com uma campanha séria e pacífica o "não" ganharia. A partir daqui a questão ficaria clarificada. Existe, quer queiram ou não, uma posição anti-democrática do Poder Centralista Castelhano e da opinião fabricada segundo este Poder. A Constituição vigente, do Poder Dominador, como também é óbvio, não admite tal consulta... só que a Democracia exige-o. E não estou a advogar a Independência da Catalunha. Não me diz respeito. Mas vamos lá a ser Coerentes e Honestos.
  • Joca
    20 set, 2017 Terra 11:25
    Independência da Catalunha, País Basco, Escócia, etc. Mas que grande treta. Mais uma golpada dos globalistas. Dividir para reinar. Tal como aconteceu no passado e se deu cabo do impérios russo, austro-hungaro, otomano, britânico, francês, belga e português, vai-se a ver e as coisas ficaram mil vezes pior para quem ficou "independente". Agora querem dar cabo da Espanha e do Reino Unido. Quem ficou podre de rico foram os dirigentes e os seus comparsas da alta-finança, os povos ficaram escravizados e na miséria.
  • algarvio
    20 set, 2017 olhão 11:22
    Se bem percebo a logica da Catalunha , o Algarve deve começar a pensar na independência, tem turismo , peixe, figos, alfarroba, batata doce e falam o algravies.
  • Blink
    20 set, 2017 Madrid 11:19
    A distorçao da verdade está por parte dos independentistas que foram manipulando e censurando tudo o que era comunicaçao social e educaçao a favor daquilo que pretendiam. O governo espanhol dispos em certa altura do dialogo. Quem nao aceitou esse mesmo dialogo foram os independentistas. E logo querem ser independentes mas Espanha é que iria continuar tudo!!! Essa ta boa
  • Tiago Filipe de Mend
    20 set, 2017 Lisboa 11:14
    Para desconhecimento para alguns portugueses com capacidade diminuta de entender o basico da democracia e forte ilusao de revoluçao com perfeito desconhecimento do que significa a mesma de acordo com a historia de Portugal, aviso que: a situaçäo que se vive aqui em Barcelona é de uma ignorancia total! Onde, partidos radicais que se juntaram, sem serem eleitos pelo povo, derrubando aquele que tinha o direito de governar (igual que a geringonça de esquerda em Portugal), e neste momento enganam a torto e a direito tudo e todos para tapar os seu lobbys seccionistas e rebeldias de corruptos fazendo de uma catalunha independente um oasis ao estilo do Dubai! Quem anda a agir contra a democracia sao os idependentistas meus amigos! que desde o aparecimento do sr. Artur Mas, sensuraram tudo o que era comunicaçao e ensino na catalunha, ao ponto de nos manuais escolares distorcerem por completo a verdadeira historia.
  • CAMINHANTE
    20 set, 2017 LISBOA 11:06
    Há perseguição política e, a partir de agora, presos políticos em Espanha. Deixou de ser um Estado Democrático. O que vão fazer os burocratas de Bruxelas? Onde estão as vozes que tanto clamavam pelo direito de Auto Determinação dos Povos, aqui há uns "anitos" atrás, contra o Portugal Ultramarino?
  • lagidiv
    20 set, 2017 almada 10:54
    Se calhar em Espanha terá que aparecer um Buíça para tratar da saúde ao Filipe como aconteceu em Portugal, par a tratar do Carlos. Para eles Democracia são eles próprios, os outros são todos estúpidos e não podem pensar. É a doença do Soberano mandão.
  • 20 set, 2017 10:44
    Mal estar na democracia e imprópria atitude persecutória do estado espanhol contra a Catalunha.

Destaques V+