Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Passos acusa Costa de quebrar consenso na imigração

20 set, 2017 - 00:16

Líder do PSD defende que o Governo fez uma cedência ao Bloco e ao PCP.

A+ / A-

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este terça-feira o Governo de quebrar o consenso que existia na sociedade portuguesa sobre a lei da imigração para ceder ao Bloco de Esquerda (BE) e ao Partido Comunista.

Num jantar-comício em Viana do Castelo de apoio ao candidato do partido à Câmara Hermenegildo Costa, Passos Coelho retomou o tema das alterações introduzidas em julho por proposta do BE à lei da imigração, depois de o primeiro-ministro o ter acusado de se afastar da linha tradicional dos sociais-democratas nessa matéria.

"A Europa está a reforçar a sua segurança, nós cá porque temos na 'geringonça' uns partidos radicais, que acham que pode entrar toda a gente, devemos pôr em risco a segurança dos portugueses, do país, apenas porque há umas pessoas ideologicamente que querem fazer essa rutura com o consenso que sempre existiu na sociedade portuguesa?", questionou.

O líder do PSD defendeu que, antes das alterações aprovadas pelo parlamento (e que passam a permitir a concessão de um visto com base numa promessa de contrato trabalho, por exemplo) nunca ninguém ouviu António Costa dizer que Portugal era "um país xenófobo, racista ou fechado ao exterior".

"E nós é que estamos a romper o consenso?, questionou.

Passos lamentou que o Governo ainda não tenha disponibilizado ao parlamento o parecer do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) - já reproduzido na comunicação social e crítico das alterações - e que, perante os dados de que a mudança pode ter gerado "um efeito de chamada", o Governo apenas tenha respondido com críticas ao PSD.

"Começa a ser excessiva a maneira como o primeiro-ministro desconversa sobre as coisas importantes em Portugal", acusou.

No seu discurso, Passos Coelho retomou também as críticas ao relatório do grupo de trabalho sobre a supervisão financeira - que inclui o Governo nas tarefas da regulação - e desafiou o executivo socialista a dizer se, também nesta matéria, quer "romper um consenso de muitos anos" ou se mostra abertura para as ideias do PSD.

"Por isso falei num teste ácido, espero que não voltemos à mesma conversa de que o PSD apresenta propostas que a maioria chumba liminarmente para depois o primeiro-ministro vir acusar o PSD de não apresentar nada para o país", disse, defendendo que "essa conversa tem de ser desmascarada".

O presidente do PSD sublinhou a base social-democrata do partido e a defesa da igualdade de oportunidades que, disse, não pode ser confundido com igualitarismos.

"As sociedades onde o igualitarismo foi levado a cabo nivelou por baixo os rendimentos de quase toda gente para que uma pequena parte ficasse melhor, essa foi a experiência comunista, essa foi a experiência socialista onde foi implementada", criticou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • alberto
    22 set, 2017 odivelassa 01:43
    Q Passos voces teem que abrir apestana porque no parlamento é que se vota evoces foram um nim
  • Este gajo
    20 set, 2017 lis 17:33
    agora só sabe piar!...Recebeu e ouviu atentamente as lições cavaquistas na "universidade" de verão PSD e passou a adoptar o pio na sua retórica da aldrabice!
  • barsanulfo
    20 set, 2017 alcains 10:42
    É coisa do diabo , o diabo mesmo , Dr. Trapassos Coelho Diabo. É o diabo! Aquilo lá na gerinçonça é só listas escondidas, suicidios e coisas diabólicas... é o diabo!

Destaques V+