Tempo
|
A+ / A-

Ministro anuncia medidas para melhorar segurança do material militar

19 set, 2017 - 22:45

Sistema de informação comum para controlo efectivo de material militar sensível é uma das medidas.

A+ / A-

O ministro da Defesa Nacional anunciou esta terça-feira um conjunto de medidas para reforçar as condições de segurança das instalações de armazenamento de material militar sensível, na sequência do furto de material militar dos Paióis Nacionais de Tancos.

"Ao nível dos procedimentos, o Ministro da Defesa Nacional determinou a elaboração por parte do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, em coordenação com os Chefes dos Ramos (CEM), no prazo de 60 dias, de um normativo único para o manuseamento e transporte de material militar sensível, bem como a elaboração, no prazo de 90 dias, de procedimentos comuns para o empenhamento dos militares na protecção de infraestruturas que armazenam este tipo de equipamentos", refere o gabinete do ministro Azeredo Lopes em comunicado.

Ainda no âmbito dos procedimentos, a Secretaria Geral do Ministério da Defesa Nacional deverá desenvolver, através do Centro de Dados da Defesa Nacional e em coordenação com os ramos, no prazo de 180 dias, um sistema de informação comum para controlo efetivo de material militar sensível.

Já ao nível das infraestruturas, foi determinada a continuação por parte dos CEM do desenvolvimento de acções de concentração de material militar e a realização prioritária de obras nas várias instalações, a reabilitação dos meios complementares de segurança e a melhoria das condições de habitabilidade dos militares empenhados na vigilância destas instalações.

Em relação aos recursos humanos, o Ministro da Defesa Nacional determinou o aperfeiçoamento dos "processos de selecção, certificação, formação e treino dos militares dedicados a funções de segurança, recorrendo a ações de formação e treino de caráter transversal".

"As determinações do Ministro da Defesa Nacional foram objecto de um despacho assinado a 15 de Setembro e dirigido às estruturas da Defesa Nacional responsáveis pela implementação das diferentes medidas", acrescenta o documento.

As medidas têm por base as conclusões e recomendações dos relatórios dos Ramos das Forças Armadas e da auditoria da Inspecção-Geral da Defesa Nacional (IGDN), realizados na sequência do furto de material militar dos Paióis Nacionais de Tancos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DR XICO
    20 set, 2017 LISBOA 09:00
    Tudo muito fraquinho, sem nexo, coisas básicas de mais para serem verdade. Todas estas questões do ministro já estão previstas em regulamentos militares, a falta de pessoal prende-se com a falta de incentivos aos jovens para ir para o exército os contratos de 6 anos no máximo não é apelativo, a falta de rigor da vida castrense a balda geral nos quartéis, a tropa virou piada depois do roubo de armas de Tancos sem qualquer consequência para os comandantes.
  • Maria Santos
    19 set, 2017 Almada 23:01
    Este ministro num país da Europa do Norte já se tinha demitido...

Destaques V+