Tempo
|
A+ / A-

Sismo no México. Número de mortos aumenta para 134 e as buscas continuam

19 set, 2017 - 19:27

Violento tremor de terra espalhou a destruição em pelo menos três estados e na Cidade do México.

A+ / A-
México. Sismo faz dezenas de mortos
México. Sismo faz dezenas de mortos

Aumenta para 134 o número de mortos do tremor de terra de magnitude 7.1 na escala de Richter registado esta terça-feira no México.

De acordo com o mais recente balanço das autoridades, as vítimas registaram-se nos estados de Morelos, Puebla, México e na capital, Cidade do México.

As equipas de busca e salvamento continuam a procurar sobreviventes nos escombros dos edifícios arrasados pelo sismo.

O embaixador português no México, Jorge Roza de Oliveira, disse à agência Lusa que não há, "até agora", notícia de portugueses entre as vítimas.

O sismo foi particularmente sentido na Cidade do México, que tem cerca de nove milhões de habitantes. Milhares de pessoas saíram para a rua em pânico, segundo testemunhas citadas pela agência Reuters.

Fotos: EPA
Fotos: EPA

O abalo provocou estragos na capital e há pessoas presas nos escombros de edifícios.

Pelo menos um prédio ruiu parcialmente na Cidade do México e cerca de 27 sofreram danos avultados, avançou o presidente da Câmara.

Há também registo de vários incêndios e de pessoas presas nos escombros.

As imagens divulgadas pela comunicação social mexicana e partilhadas nas redes sociais mostram prédios a abanar e a ruir e colunas de fumo na Cidade do México.

O epicentro do sismo foi localizado 8 quilómetros a sudeste da cidade de Atencingo, no estado de Puebla, a uma profundidade de 50 quilómetros, indica o Centro de Vigilância Geológica dos Estados Unidos.

Inicialmente, a magnitude registada foi de 7.4, valor que foi mais tarde revisto para 7.1.

O Serviço Sismológico do México registou ainda um sismo de 6.8 na escala de Richter.

Partes da Cidade do México ficaram sem electricidade e ligações telefónicas.

A sessão desta terça-feira da Bolsa de Valores do México foi suspensa na sequência do sismo.

Os voos no aeroporto da Cidade do México foram suspensos, avança o Serviço de Emergências.

O abalo aconteceu poucas horas depois da realização de um grande simulacro que envolveu milhares de pessoas, numa altura em que passam 32 anos sobre o violento tremor de terra de 1985 que matou milhares de pessoas na Cidade do México.

O sismo desta terça-feira é o segundo grande tremor de terra a atingir o México no espaço de poucas semanas.

A 7 de Setembro, um sismo de magnitude 8.1 na escala de Richter provocou a morte a, pelo menos, 98 pessoas. Com epicentro no oceano, ao largo de Chiapas, foi o abalo mais forte a atingir o México desde que há registos.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem de pesar ao homólogo mexicano pelas vítimas mortais do sismo de magnitude 7,1 registado hoje no México.

"Os meus pensamentos estão com as vítimas, os seus familiares e todos aqueles que foram afetados por este sismo", afirma Marcelo Rebelo de Sousa na mensagem enviada a Enrique Peña Nieto e disponibilizada no site da Presidência da República Portuguesa.

[notícia actualizada às 01h01 - número de mortos aumenta de 119 para 134]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sonia Santos Pereira
    20 set, 2017 Cidade do Méxixo 02:26
    Foi horrivel!! Nunca tinhamos sentido nenhum sismo assim aqui na Cd México. E justamente hoje passam 32 anos do sismo mais mortifero do Mexico. Esperemos que durante a noite não hajam mais réplicas. A descansar... y Saludos Hasta Portugal

Destaques V+