Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Portugal católico” chega às mãos ao Papa

19 set, 2017 - 17:29 • Ângela Roque

A obra que faz o retrato do catolicismo português ficou pronta a tempo da visita de Francisco a Fátima, em Maio, mas só esta quarta-feira vai ser entregue no Vaticano. Ainda hoje vai ser apresentada à comunidade portuguesa numa sessão especial no Instituto Português de Santo António, em Roma.

A+ / A-

Chama-se “Portugal Católico. A Beleza na Diversidade” e tem 14 capítulos, num total de 800 páginas. Foi um projecto conjunto do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, e de José Eduardo Franco. O historiador e investigador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa explicou à Renascença que inicialmente “o plano era mais modesto, mas houve muita adesão dos autores que colaboraram”. E foram muitos: “190, dos mais diferentes quadrantes e especialidades, e das mais diferentes gerações, da casa dos 20 aos 90 anos, e que produziram mais de 200 textos, intercalados com fotos (aéreas e terrestres) e gravuras”.

Muitos autores estão ligados à Igreja, mas a obra também tem “olhares de fora, como do judaísmo e do islamismo, que nos ajudam a compreender a importância do catolicismo em Portugal”. Como o título da obra indica, o objectivo é mostrar a realidade da Igreja católica em Portugal, que é “dinâmica e multifacetada”.

“Muitas vezes temos uma visão muito paroquial e paroquializada do catolicismo” e “mesmo os católicos não fazem ideia da riqueza e das dinâmicas tão diversas que a Igreja em Portugal tem, do empenho e das diferentes iniciativas que existem”, diz José Eduardo Franco, para quem esta obra “vai permitir que subamos à montanha e possamos ver a paisagem católica de uma forma global e abrangente”.

O projecto recebeu vários apoios “da Conferência Episcopal Portuguesa, da Misericórdia do Porto e da União das Misericórdias, da Fundação Gulbenkian. Todos perceberam a relevância desta obra, porque assim se faria uma espécie de enciclopédia do catolicismo português”. A ideia é agora alargar o projecto: “Vamos fazer uma obra em sete volumes sobre o Portugal religioso. Começamos com este, mas depois daremos também atenção a outras dinâmicas religiosas que existem no país”.

O livro foi concluído num tempo record, “em menos de nove meses”, a tempo da visita do Papa, em Maio. O exemplar que agora vai ser entregue ao Papa Francisco “é um exemplar único, especialíssimo, expressão do melhor que se faz em termos editoriais em Portugal. É feito à mão, trabalhado, e vai ser entregue ao Papa para ser depositado na biblioteca do Vaticano”.

A obra “Portugal Católico – A beleza na diversidade” deverá chegar ao público em geral em Novembro de 2017, numa edição de prestígio do Círculo de Leitores. Na Páscoa de 2018 haverá uma edição corrente: “o conteúdo será o mesmo, mas terá outra apresentação e mais acessível, para atingir um público maior”. Está também prevista uma versão juvenil.

O livro, que tem prefácio do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, um prelúdio do patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e um limiar do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, contou com a participação de várias figuras da cultura, da ciência e da sociedade portuguesa, como Eduardo Lourenço, Leonor Xavier, Guilherme d’Oliveira Martins, Manuela Silva, Adriano Moreira, José Mattoso, Rui Vieira Nery, João César das Neves, Carlos Fiolhais, Artur Santos Silva, Daniel Serrão e o jornalista da Renascença Filipe d’Avillez

Esta terça-feira, às 18h00, no Instituto Português de Santo António, em Roma, terá lugar uma sessão especial de apresentação da obra à comunidade portuguesa que conta com o apoio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+