Tempo
|
A+ / A-

Independência do Curdistão iraquiano pode levar a guerra global, diz Turquia

19 set, 2017 - 16:47 • Filipe d'Avillez

As relações entre os curdos do Iraque e os seus vizinhos imediatos são reveladoras do difícil equilíbrio geopolítico naquela região.

A+ / A-

A Turquia aumentou a pressão contra a eventual declaração de independência do Curdistão iraquiano, avisando esta terça-feira que a divisão do Iraque ou da Síria poderá conduzir a um conflito global.

Depois de ter lançado na segunda-feira exercícios militares de larga escala precisamente junto à fronteira com o Curdistão iraquiano a Turquia avisou, pela voz do ministro da Defesa, que o país tomaria as medidas necessárias para impedir qualquer ameaça aos seus interesses.

Nurettin Canikli referia-se ao receio da Turquia de que a declaração de independência do Curdistão iraquiano possa levar os curdos da Turquia a procurar fazer o mesmo.

A comunidade curda está espalhada por quatro países. A esmagadora maioria vive na Turquia, onde se assiste a uma guerra com três décadas entre o Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK) e o Governo, o Iraque tem a segunda maior população curda, que já tem autonomia e que na próxima segunda-feira realizará um referendo para decidir se declara independência ou não. A restante comunidade curda vive no leste da Síria e no Irão.

De todos os curdos, os iraquianos são os que mais progrediram no sentido da autonomia, beneficiando da zona de interdição aérea que foi criado pela coligação internacional depois da primeira guerra do Golfo para forjarem o seu próprio território e instituições. Depois da queda do regime de Saddam Hussein, o Curdistão foi reconhecido como região autónoma na nova Constituição do país e quando o autoproclamado Estado Islâmico desbaratou o exército iraquiano em Mossul os curdos foram os únicos a fazer-lhe frente no terreno, impedindo o seu avanço, numa primeira fase, e forçando uma retirada depois. No processo consolidaram o controlo de vários territórios disputados entre o Curdistão e o Governo central do Iraque.

Vários países, incluindo aliados, pediram aos curdos para não realizarem o referendo, mas Erbil mantém-se determinado a fazê-lo. Turquia, Irão e Iraque dizem temer conflitos numa zona onde as rivalidades interétnicas facilmente passam a lutas armadas e os EUA afirmam que a independência poderá distrair da luta contra o Estado Islâmico, que tendo sido expulso de Mossul ainda controla algum território no Iraque e na Síria.

A posição da Turquia é particularmente difícil e revela o complexo equilíbrio geopolítico no Médio Oriente. A Turquia está em guerra com o PKK, que domina a comunidade curda naquele país, mas também na Síria, onde os curdos aproveitaram o caos dos últimos anos para estabelecer um quase-estado, juntamente com outras minorias não árabes, incluindo cristãos. Mas o PKK está de costas voltadas para a liderança do Curdistão iraquiano o que, ao longo dos últimos anos, tem contribuído para uma excelente relação política e económica entre Ancara e Erbil, relação essa apenas posta à prova pelas pretensões independentistas dos curdos iraquianos.

Já o Curdistão iraquiano pretende continuar no seu percurso, acreditando que as palavras e ameaças dos seus vizinhos imediatos sejam substituídas por pragmatismo quando a independência for oficialmente declarada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Lisboa
    22 set, 2017 Lisboa 00:26
    Os turcos que falem verdade. Pode é levar à amputação de partes da Turquia, Síria, Iraque e Irão. E isso é bom! E sobretudo, não leva a nenhuma guerra.
  • CAMINHANTE
    20 set, 2017 LISBOA 12:18
    Os Curdos têm o direito à Auto determinação e Independência. Os Turcos são imperialistas / colonialistas por tradição ( Império Otomano - ainda persiste e dinamizou-se no conservadorismo Turco com Erdogan).
  • CAMINHANTE
    19 set, 2017 LISBOA 17:39
    Todos os povos t~em o direito à auto -determinação e Independência se o quiserem. Os Curdos há longo tempo que são colonizados, explorados. oprimidos por outros ( Turcos, Sírios e Iraquianos). A Independência não foi só integrada nos Direitos do Homem e dos Povos, pela ONU, para os colonizados pelos Europeus, ou foi? Pois parece que foi só para os povos colonizados pelos Europeus...

Destaques V+