Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CDS perplexo com “chumbo” da esquerda a audição de Ordens no Parlamento

19 set, 2017 - 13:41

O CDS pediu a audição, no Parlamento, das ordens dos Médicos e dos Enfermeiros, directores clínicos e enfermeiros-directores de 11 centros hospitalares para explicarem o “real impacto” dos protestos dos enfermeiros.

A+ / A-

O CDS-PP manifestou-se esta terça-feira perplexo com a recusa do PS, PCP e BE em ouvir, no Parlamento, as ordens dos Médicos e dos Enfermeiros sobre os efeitos da greve das últimas semanas.

“O CDS está perplexo com esta atitude. É da maior gravidade. É preocupante e não abona a favor da transparência e da democracia”, afirmou a deputada Isabel Galriça Neto, depois de uma reunião da comissão parlamentar de Saúde.

“É surpreendente”, afirmou ainda a parlamentar centrista, para quem PCP e BE escolhem “a segunda, quarta e sexta” para “zurzir no ministro da Saúde” e depois “não retiram as consequências”, chumbando este tipo de audições.

O CDS-PP pediu, na semana passada, a audição, no Parlamento, das ordens dos Médicos e dos Enfermeiros, directores clínicos e enfermeiros-directores de 11 centros hospitalares para explicarem o “real impacto” dos protestos dos enfermeiros.

Além da bastonária da Ordem dos Enfermeiros e do bastonário da Ordem dos Médicos, o CDS-PP queria ouvir os directores clínicos e enfermeiros-directores dos conselhos de administração dos centros hospitalares do Porto, de São João, da Universidade de Coimbra, do Oeste, Lisboa Norte, Lisboa Central e Médio Tejo.

O hospital de Santarém, a unidade de saúde local do Norte Alentejano, hospital Espírito Santo e do Algarve, são outras unidades de saúde relativamente às quais os centristas requereram a presença na comissão parlamentar de saúde.

A greve, marcada pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) e pelo Sindicato dos Enfermeiros, é um protesto contra a recusa do Ministério da Saúde em aceitar a proposta de actualização gradual dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira, e decorreu na semana passada, de segunda-feira a sexta-feira.

Os deputados da comissão parlamentar da Saúde aprovaram esta terça-feira por unanimidade a chamada do ministro da Saúde ao parlamento para ser ouvido sobre “a situação dos profissionais de enfermagem”, numa audição que deverá acontecer na primeira semana de Outubro.

De acordo com o deputado bloquista Moisés Ferreira, a ida do ministro da Saúde ao parlamento tinha sido solicitada pelo BE e pelo PCP, através de dois requerimentos que foram aprovados por unanimidade.

A data da audição de Adalberto Campos Fernandes terá ainda de ser acordada, embora deva acontecer na primeira semana de Outubro, segundo o mesmo deputado.

Outra greve está marcada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses para 3, 4 e 5 de Outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fred
    19 set, 2017 lisboa 15:15
    A verdade doi e a ignorancia assassina.

Destaques V+