Tempo
|
A+ / A-

​Marega nasceu para o futebol no mesmo bairro de Henry, Evra e Martial

19 set, 2017 - 12:45

Momento de forma do internacional maliano do FC Porto não surpreende o luso-francês Filipe Azevedo, antigo avançado que acompanha a carreira do jogador desde os tempos do Amiens.

A+ / A-

Moussa Marega, nome do momento no FC Porto, partilha origens com um dos melhores avançados franceses de sempre, um lateral da mais alta craveira e uma jovem estrela do Manchester United.

O internacional maliano foi o melhor em campo na vitória portista (2-1) frente ao Rio Ave. Marcou o segundo golo e revela-se, neste momento, o avançado em melhor forma na equipa azul e branca. Marega já soma quatro golos em sete jogos oficiais de dragão ao peito.

Conforme conta o ex-jogador luso-francês, em entrevista a Bola Branca, Marega é internacional pelo Mali, mas nasceu nos arredores de Paris, tendo começado a jogar no Clube des Ulis, um viveiro de jogadores: “Começou a jogar num bairro social o que foi útil para o seu crescimento. Desse mesmo bairro, nos arredores de Paris, saíram outros grandes jogadores como [Thierry] Henry, [Anthony] Martial e [Patrice] Evra."

Filipe Azevedo começou no Marselha e explica o paradigma da formação do futebol francês. “Os jogadores dos centros de formação em França são quase todos oriundos das zonas de Paris, Marselha ou Lyon. E muitos saem dos bairros sociais. Marega é desses exemplos”, enfatiza.

Condições para continuar a ser titular

Na I Liga portuguesa, Filipe Azevedo alinhou no Felgueiras, Alverca e Campomaiorense e acompanha a carreira de Marega desde que o jogador alinhou em França, pelo Amiens, há quatro temporadas.

O antigo avançado não está surpreendido com o rendimento de Marega no FC Porto. “Está a dar seguimento ao trabalho que tem feito nos últimos anos em Portugal, principalmente na época passada no Vitória de Guimarães, em que demonstrou toda a sua qualidade", sublinha.

Sobre as qualidades técnicas do internacional maliano, Filipe Azevedo destaca a polivalência do jogador. “É muito forte fisicamente. Remata bem com os dois pés. Pode jogar como avançado ou extremo. É muito rápido e trabalha para a equipa porque também é forte defensivamente. Trata-se de um jogador completo", considera.

Na opinião do ex-jogador, Marega tem tudo para manter o lugar na frente: "Mesmo com Aboubakar e Soares, Marega tem condições para continuar a ser titular. E o grau de exigência de Sérgio Conceição vai ajudá-lo no crescimento positivo como jogador e atleta."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Óscar Pinho
    19 set, 2017 Guimarães 19:58
    Moussa, ídolo meu!
  • rosinda
    19 set, 2017 palmela 13:16
    Acho que o marques guedes e daqueles que quer um pais a pagar impostos ao estado e que apenas os partidos e servidores votem! Assim uma ditadura a maneira moderna!

Destaques V+