Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas propõe criação de agência contra ciberataques

19 set, 2017 - 12:26

Agência terá por base a actual Agência para a Segurança das Redes e da Informação e receberá um mandato permanente para ajudar os Estados-membros.

A+ / A-

A Comissão Europeia propôs a criação da Agência da União Europeia (UE) para a Cibersegurança para melhorar a resposta e a prevenção contra ameaças através das tecnologias digitais na União Europeia.

Para dotar a Europa de instrumentos adequados para lidar com os ciberataques, a Comissão Europeia propôs medidas destinadas a reforçar o sector da cibersegurança na UE e que incluem a criação da Agência da UE para a Cibersegurança e ainda de um novo sistema europeu de certificação que garanta que os produtos e serviços no mundo digital são seguros.

A agência terá por base a actual Agência para a Segurança das Redes e da Informação e receberá um mandato permanente para ajudar os Estados-membros a prevenirem e a responderem eficazmente aos ciberataques.

A agência terá como missão melhorar o grau de preparação da UE para reagir através da organização de exercícios anuais de cibersegurança a nível europeu e garantirá uma melhor partilha de informações e conhecimentos sobre ameaças, por intermédio da criação de centros de partilha e análise de informações.

Por outro lado, contribuirá para criar e aplicar o quadro de certificação à escala da UE que a Comissão propõe para garantir que os produtos e os serviços são ciberseguros.

Por seu lado, o reforço da capacidade da UE para a cibersegurança passará, segundo a proposta, pela criação do Centro Europeu de Investigação e de Competências em matéria de Cibersegurança, um projecto-piloto a ser lançado no próximo ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Privado
    19 set, 2017 Privado 17:53
    Abusar da ignorância das pessoas e declarar os mecanismos de controlo populacional modernos como uma manobra para a cibersegurança. Até à pouco tempo éramos o único país da Europa a impedir a escuta de dados digitais (a memória da nossa ditadura ainda estava bem presente), mas após ter sido contra isso quando o Passos estava no poder, agora o Costa aprovou e passamos a pertencer ao grupo dos países que desrespeitam os seus cidadãos em nome de uma eventual ameaça de qualquer coisa. Gostava de saber quando é que a análise de dados digitais impediu um ataque terrorista ? Após os ataques vem-se sempre a saber que os terroristas não usaram qualquer tipo de estratégia criptográfica e até bem pelo contrário comunicaram tudo às claras por sms's normais. Estas decisões servem para controlar os cidadãos e não para os proteger.

Destaques V+