Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pais pedem mais tempo para acompanhar filhos com cancro

19 set, 2017 - 07:59

Desde que a criança adoece, o conjunto das despesas e do rendimento perdido ultrapassa os 500 euros mensais. Por ano, surgem 400 novos casos de cancro infantil.

A+ / A-

As dificuldades financeiras causadas pelas faltas ao trabalho são o principal impacto sentido pelas famílias com filhos com cancro. É a conclusão do estudo sobre o direito das famílias em oncologia pediátrica, realizado pela Associação Acreditar e apresentado esta terça-feira.

Segundo o inquérito nacional, avança o jornal “i”, as despesas mensais aumentam, em média, 254 euros depois do diagnóstico – um aumento não compensado na parte dos rendimentos, que tendem a cair (285 euros por mês, em média) na sequência de baixas médicas ou até desemprego.

No total, o buraco financeiro é de 539 euros. Medicação e alimentação são despesas que mais sobrecarregam os pais.

Perante estes resultados, a associação Acreditar (de pais e amigos de crianças com cancro) definiu um conjunto de propostas que vai apresentar esta terça-feira no Parlamento.

O objectivo é “criar melhores condições de adaptação às exigências do tratamento e da sobrevivência”, mediante uma melhor adequação das “políticas sociais que protegem as famílias de crianças e jovens com cancro”, lê-se no comunicado citado pelo “i”.

O estudo, cujos resultados são apresentados esta tarde (17h30) no Salão Nobre da Assembleia da República, indica ainda que a maioria dos menores diagnosticados com a doença não recebe apoio especial para prosseguir os estudos.

O inquérito nacional foi realizado entre 4 de Agosto e 6 de Setembro a 419 famílias, no âmbito da campanha “Setembro Dourado”, de sensibilização para o cancro infantil. Segundo a Acreditar, todos os anos surgem 400 novos casos, 80% dos quais com cura. Mas, além de sobreviver, diz a associação, “é importante ter vidas longas, produtivas e com significado”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Catarina Lopes
    19 set, 2017 Porto 10:22
    Pais e filhos e filhos e Pais e também entre casais, era justo e uma obra de caridade.

Destaques V+