Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Descida do IRS resulta do fim da sobretaxa, esclarece Centeno

18 set, 2017 - 19:27

Ministro das Finanças diz que “habilidadezinha” foi o que o Governo PSD/CDS fez em 2015.

A+ / A-

A descida do IRS em todos os escalões em 2018 decorre do fim da sobretaxa, esclareceu esta segunda-feira o ministro das Finanças, Mário Centeno.

“A sobretaxa ainda foi paga no ano 2017, em parte, pelos terceiro, quarto e quinto escalões do IRS e, portanto, todos os portugueses sabem que em 2018 a sobretaxa vai ser extinta, porque isso está no Orçamento do Estado para 2017”.

Mário Centeno falava na apresentação do relatório do grupo de trabalho liderado pelo ex-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) Carlos Tavares, que decorreu no Ministério das Finanças, em Lisboa.

Questionado sobre as palavras do líder PSD, Pedro Passos Coelho, que acusou o Governo de fazer uma “habilidadezinha de comunicação” sobre o alívio fiscal, Mário Centeno respondeu na mesma moeda.

“Eu gostava de relembrar que habilidadezinha foi o ‘TotoIVA online’ que o anterior Governo tentou vender aos portugueses, até ao dia 5 de Outubro de 2015, com a suposta devolução da sobretaxa. No Orçamento do Estado para 2018 a sobretaxa vai ser extinta”, atirou o ministro das Finanças.

O presidente do PSD acusou o ministro das Finanças de "uma habilidadezinha de comunicação" ao parecer que está anunciar uma novidade em termos fiscais, quando o Governo apenas irá cumprir o compromisso de acabar com a sobretaxa.

"Afinal, o que o ministro das Finanças queria dizer é que iria finalmente cumprir o seu compromisso de que a sobretaxa de IRS desaparecesse até ao final do ano, não é nenhuma novidade", criticou em Chaves, à margem de uma iniciativa de campanha autárquica.

Sobre o anunciado desagravamento do IRS em todos os escalões, Jerónimo de Sousa mostrou esta segunda-feira a insatisfação do PCP.

"É claramente insuficiente essa perspetiva. Consideramos que deve haver uma articulação em torno dos escalões do IRS, do abaixamento das taxas e também das deduções e o mínimo de sobrevivência como medidas que acabam por se refletir naqueles que têm mais baixos rendimentos", afirmou o líder comunista durante uma "arruada" na cada vez mais multicultural e interclassista rua Morais Soares, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    19 set, 2017 Évora 12:20
    Se ficas contente quando és aldrabado, o problema é teu. A não ser que sejas também aldrabão.
  • Rui
    19 set, 2017 Lisboa 11:33
    São aldrabões porque acabam com a sobretaxa em metade do tempo é aldrabões destes é que a gente precisa.
  • Eborense
    19 set, 2017 Évora 00:14
    O que diz o O.Estado (2017) e que foi referido pelo Ronaldo da política e pelo homem da "palavra dada é palavra honrada": abolição da sobretaxa (3%) para salários entre 40 e 80 mil euros (30 de Setembro); abolição da sobretaxa (3,5) para salários superiores a 80 mil euros (30 de Novembro). O que diz agora o Ronaldo da política: abolição da sobretaxa (2018). E anda os esquerdelhos a chamar mentirosos aos outros, defendendo ao mesmo tempo, um governo de aldrabões.
  • João Lopes
    18 set, 2017 Viseu 22:07
    Centeno não fala dos impostos indiretos que "depenam" diariamente os cidadãos! As cativações no Estado são grandes e afetam a qualidade dos serviços públicos (veja-se na Saúde: enormes atrasos nas consultas e nas operações); a despesa pública escondem-na mas aumentou 1,8 mil milhões de euros até Junho, somando agora perto de 250 mil milhões de euros (dados divulgados em Agosto pelo Banco de Portugal. Habilidadezinhas!

Destaques V+