Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Rei Ghob" condenado a 17 anos por violação de menores

18 set, 2017 - 15:20

O antigo sucateiro, que já cumpre pena de 25 anos por triplo homicídio, era acusado de 542 crimes de violação, entre outros. Caso seja aplicado o cúmulo jurídico, terá de cumprir ainda 37 anos de prisão.

A+ / A-

Francisco Leitão, conhecido como "Rei Ghob" foi condenado esta segunda-feira a 17 anos de prisão pelos crimes de violação de menores, pornografia de menores, ameaça agravada e devassa da vida privada.

O tribunal considerou-o culpado de apenas 14 das centenas de crimes de que era acusado, entre os quais 542 de violação.

Os crimes remontam a factos ocorridos entre 2009 e 19 de Julho de 2010, data em que foi detido pela Polícia Judiciária por ser o principal suspeito do homicídio de três jovens, crimes pelos quais, em 2012, foi condenado a 25 anos de prisão.

À saída do tribunal o advogado de Francisco Leitão, Hélder Cristóvão, mostrou-se satisfeito pelo facto de o seu cliente ter sido condenado apenas a 14 crimes e não a totalidade de 551 de que era acusado.

Na leitura do acórdão que decorreu ao início da tarde de hoje no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, em Loures, o colectivo de juízes deu como provados a maioria dos factos de que Francisco Leitão vinha acusado mas decidiu considerar os crimes de violação como "crime de trato sucessivo", reduzindo a um crime por vítima (8).

Apesar desta consideração e tal como explicou a juiz presidente do colectivo, "o crime de trato sucessivo" aumenta a gravidade dos factos, uma vez que pressupõe que o arguido delineou um plano de actuação prévio.

"Você destruiu a vida destas pessoas e não está em condições de voltar a integrar a sociedade. Terá muito tempo para pensar naquilo que fez", afirmou a juíza presidente ao arguido.

Durante as sessões de julgamento, que se iniciaram no dia 15 de Maio, Francisco Leitão nunca quis prestar declarações ao colectivo de juízes.

O Ministério Público não pediu uma pena concreta, sublinhando que a condenação a ser aplicada neste caso terá de fazer cúmulo jurídico com os 25 anos (pena máxima) aplicados em 2012, pelo homicídio de três jovens. Uma vez que o condenado já cumpre pena de 25 anos, o máximo permitido pelo sistema judicial português, a pena não será agravada, embora possa afectar o tempo antes de lhe ser concedida liberdade condicional.

Francisco Leitão cumpre uma pena de 25 anos no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Alcoentre.

A leitura do acórdão estava agendada para as 14h00 no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, em Loures, esta segunda-feira.

[Notícia actualizada às 16h59]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tati
    18 set, 2017 Lx 22:44
    Pouco, muito pouco!!
  • tati
    18 set, 2017 Lx 20:39
    Pouco, muito pouco!!
  • António Valente
    18 set, 2017 Sintra 20:16
    Este Francisco LEITÃO com os 37 anos que vai ter que cumprir na PILDRA quando de lá sair já sai na condição de promovido a PORCO
  • Jorge
    18 set, 2017 Algarve 19:39
    Foi condenado a 25 anos ... que "está a cumprir"! Agora foi condenado a MAIS 17 anos! Na minha opinião ficava com 43 de prisão e, face ao que cometeu, SEM SAÍDAS PRECÁRIAS nem antecipação do final por "com comportamento"! E, o "dia da saída" deveria ser anunciada previamente para, quem quisesse, lhe fosse "dar as boas vindas" SEM escolta policial!
  • Mpbn
    18 set, 2017 Portugal 18:28
    Menos um animal a perturbar. Faltam outros serem apanhados e julgados. Setp by setp
  • VICTOR MARQUES
    18 set, 2017 Matosinhos 17:54
    Quando é que foi abolida a pena de morte?...
  • José Saraiva
    18 set, 2017 Viseu 17:06
    agora sim...serás COROADO REI!....e terás sempre um ceptro REAL NA MÃO...e não só...
  • Para refletir...
    18 set, 2017 Almada 16:25
    Para alguns que desconhecem ou querem desconhecer a realidade, as decisões da justiça têm uma margem de erro. Há tribunais que determinam uma sentença e outros outra por vezes bastante diferente ou mesmo em sentido contrário. E o advogado por vezes também faz diferença. Portanto seria bom "não atirarem pedras". Deixo aqui duas perguntas para refletirem, "O que é a prova?" e "Alguém vai ver como se chegou a determinada conclusão?"
  • Veterinário
    18 set, 2017 Longside of terror 16:10
    Aqui está a prova provada de que a justiça é uma caixinha de surpresas... Tanto encafuam um pedinte na pildra por pedir de comer e roubar uma maçã, como atribuem uma PENA INSIGNIFICANTE A UM ASSASSINO E VIOLADOR DE CRIANÇAS. Não me custa absolutamente nada aceitar que o verdadeiro castigo para este anormal seja dentro da pildra... Durante e depois de cumpridos os 25 anos... !!!
  • Filipe
    18 set, 2017 Lisboa 15:52
    Toma e vai-te curar! Estou desconfiado que este imbecil vai levar muitas "injecções de energia" dos outros presos... He! He! He!...

Destaques V+