Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido desceu nível de alerta

17 set, 2017 - 17:48

A informação foi dada pela ministra da Administração Interna, Amber Rudd.

A+ / A-
Londres. Detido segundo suspeito de envolvimento no ataque
Londres. Detido segundo suspeito de envolvimento no ataque

O Reino Unido desceu este domingo o nível de alerta, que passou de "crítico", a categoria máxima, para "grave".

A informação foi dada pela ministra da Administração Interna, Amber Rudd, segundo a qual a polícia fez progressos importantes na investigação sobre o ataque, que provocou ferimentos em 30 pessoas na estação de Parsons Green.

O nível “grave”, o segundo mais alto de uma escala de cinco, significa que um ataque terrorista é altamente provável.

A ministra explicou que a decisão de reduzir o alerta foi tomada pelo centro de análise conjunto de terrorismo, composto por representantes de 16 departamentos do Governo e que tem sede nos escritórios dos serviços secretos (MI5).

“Grave significa que um ataque é altamente provável, pelo que peço a todos que estejam alerta, ainda que não alarmados”, disse a responsável.

A decisão foi anunciada depois de a polícia ter detido no fim-de-semana dois jovens, um de 18 e outro de 21 anos, em ligação com o ataque no metro.

A primeira detenção ocorreu no sábado de manhã no porto de Dover e a segunda na noite passada, no bairro de Hounslow, perto do aeroporto de Heathrow.

A polícia não divulgou até agora nem as nacionalidades nem as identidades dos detidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+