Tempo
|
A+ / A-

Subida de rating. Bruxelas elogia Portugal mas deixa avisos

16 set, 2017 - 14:28

Director do fundo do Mecanismo Europeu de Estabilidade diz que a subida de rating de Portugal não pode levar à complacência, considerando um perigo a sensação de que “tudo está bem, porque não é o caso”.

A+ / A-
Subida de rating. Bruxelas elogia Portugal mas deixa avisos
Subida de rating. Bruxelas elogia Portugal mas deixa avisos

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, considerou este sábado que a melhoria da nota da dívida Portugal pela agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) constitui “um desenvolvimento muito positivo” e um reconhecimento dos progressos alcançados.

"Este é um desenvolvimento muito positivo, mostra que a retoma económica em Portugal está nos trilhos, que o défice orçamental está numa trajectória descendente, e isto é reconhecido pelas agências de notação”, declarou, numa conferência de imprensa no final de uma reunião informal de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), em Tallin.

Tal como afirmou pouco antes o director do fundo do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), Klaus Regling, também Dombrovskis defendeu que a subida de rating de Portugal não é o fim do caminho.

“O que é importante nesta fase é continuar neste caminho, assegurar que tanto o défice orçamental como a dívida pública continuam numa clara trajectória descendente”, sustentou.

A mesma ideia havia sido transmitida pouco antes pelo director do fundo de resgate permanente da zona euro, que advertiu que “o trabalho não terminou”.

O director do MEE advertiu todavia que “os esforços devem obviamente continuar”, pois “o nível da divida é elevado, pelo que a consolidação orçamental deve prosseguir por essa razão, e também devem continuar as reformas para estimular o potencial de crescimento e reforçar o sistema bancário, pelo que o trabalho não terminou”.

Regling argumentou que a subida de rating de Portugal não pode levar à complacência, considerando um perigo a sensação de que “tudo está bem, porque não é o caso”.

“É um passo importante, é um passo muito positivo, mas é um primeiro passo na subida do rating, há muitos mais passos possíveis, outros países têm ratings muito melhores”, notou.

A agência de notação financeira Standard and Poor's decidiu na sexta-feira tirar Portugal do 'lixo', revendo em alta o rating atribuído à dívida soberana portuguesa de 'BB+' para 'BBB-', um primeiro nível de investimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    17 set, 2017 Lisboa 11:30
    "O director do MEE advertiu todavia que “os esforços devem obviamente continuar”, pois “o nível da divida é elevado, pelo que a consolidação orçamental deve prosseguir por essa razão"
  • ZÉ TUGA
    16 set, 2017 Conchinchina 18:31
    No aumento da dívida eles não falam, não lhes interessa. Hoje devemos mais do que quando foi pedido o resgate, mas isso ele não dizem ao povo abestalhado, preferem falar só que saíram do lixo, como também não dizem que foram eles (PS) que o lá colocaram o país, mas só falam nas flores, nos espinhos não. Vagabundos.

Destaques V+