Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Governo estuda taxar reformados estrangeiros para acalmar descontentamento europeu

15 set, 2017 - 08:03

Actuais beneficiários da isenção fiscal não serão afectados.

A+ / A-

O Governo está a estudar uma alteração ao regime de residentes não habituais de modo a sujeitar a IRS os futuros reformados estrangeiros em Portugal.

Segundo a notícia do “Jornal de Negócios”, o objectivo é evitar que países europeus descontentes exijam a renegociação dos acordos, como já aconteceu com a Finlândia.

Alguns Estados, sobretudo do Norte da Europa, acusam Portugal de estar a promover concorrência fiscal desleal com a pretensão de se transformar na “Flórida da Europa”.

A medida está a ser estudada no âmbito do Orçamento do Estado para 2018. A taxa poderá ser entre os 5% e os 10%. A ideia é que seja “baixa o suficiente para não espantar futuros interessados, mas que chegue para acalmar os parceiros europeus”, lê-se no jornal.

Ainda de acordo com o jornal, os actuais beneficiários não devem ser afectados.

O regime de residentes não habituais surgiu em 2009, pela mão do antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos, tendo sido até alargada pelo governo do PSD/CDS, durante o período de assistência financeira a Portugal.

De acordo com as informações disponíveis, este regime é considerado um precioso meio de negócio para os ramos do imobiliário e da consultoria.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    22 mai, 2018 Zürich 13:24
    Sai de Portugal ha 36 anos. e pena tenho eu de não ter saido mais cedo. Que vergonha, esses lambedores de Cú da EU. Dando regalias fiscais aos estrangeiros, quando quem trabalha (quantas vezes por misérias de salarios) têm que pagar. Dos Francezes que vivem em Portugal sei eu que estão cantando de galo. Pagam imposto na França e vivem no Paraiso Algarvio sem pagar. Vergonhoso a traição desse Governo para com os Cidadãos portugueses. Estou aposentada, e se voltasse para Portugal, que não volto! ! ! teria que pagar tambem. então prefiro ficar aqui onde tenho todas as regalias e uma qualidade de Vida que não tenho em nenhum outro Pais do Mundo ( corri bastantes) A meu modesto ver, os portugueses deveriam reclamar, fazer barulho, fazer manifestações,,,,,, enfim desde que me conheço como gente que vejo esse País sempre mal. Boa tarde a Todos
  • Humberto
    15 set, 2017 17:21
    EASTA CLASSE POLICA DESTROIEM TUDO QUE VEEM. SERA QUE JUNTARAO A CEGEIRA A ESTUPIDEZ !SE TEXAREM OS REFORMADOS ESTRANJEIROS,E INCOMPETENCIA,E ESTUPIDEZ.!
  • ADISAN
    15 set, 2017 Mealhada 15:17
    Já que as reformas estrangeiras têm direito à isenção de impostos, porque razão a minha reforma que também é estrangeira sempre teve de pagar impostos... e mesmo a doer? Depois de trabalhar 34 anos na Alemanha e investir as minhas poupanças em Portugal, há já mais de 18 anos que resido de novo em Portugal, pagando impostos sem piedade. Afinal todos nascemos iguais (nus), mas quando se trata de pagar impostos, já não somos nada iguais.
  • Maria
    15 set, 2017 Carcavelos 15:04
    Estou confusa...tanto quanto sei os reformados estrangeiros pagam impostos sobre os rendimentos no Pais de origem Quando vao a um restaurante ou compram algum bem em Portugal, tambem pagam impostos como todos nos. Afinal de que imposto estao a falar? Eu mesma estou reformada no Reino Unido e e la que sou taxada. Quando estou em Portugal pago impostos nos produtos que adquiro. Ha qualquer coisa menos clara nesta noticia.
  • jose
    15 set, 2017 lousada 14:42
    Impostos empresas menos lá do que cá, impostos reformados mais lá do que cá, isto está ao contrário. Portugal precisa urgentemente de governantes com eles no sítio. até vamos arrastando a vida deste pequeno país.
  • andré
    15 set, 2017 Portugal 14:39
    Devia era baixar os impostos dos Portugueses. Ladrões
  • JULIO
    15 set, 2017 vila verde 13:49
    Santa ignorancia taxar as reformas de estrangeiros a viver em Portugal é ridiclo que tachem os a fortuna ixistente em portugal de acordo agora tachar reformas que não são portuguesas é ROUBO
  • joao123
    15 set, 2017 lisboa 13:42
    Mais um tiro no pé deste governo na sua voragem de estar sempre a inventar impostos novos . O problema é que os serviços públicos nunca estiveram tão mal como agora . E depois diz que acabou a austeridade...
  • Joaquim Pereira
    15 set, 2017 atalaia 10:57
    ...e acho muito bem, se nós descontamos e com grandes sacrifícios, na maioria dos portugueses que sempre trabalharam e descontaram, por que razão os estrangeiros que vêm aproveitar tudo o que temos de bom, porque se vêm é só para proveito próprio , eles não pagam os devidos impostos?
  • Anónimo
    15 set, 2017 Lisboa pois claro 10:51
    Só para as cabecinhas que andam por aqui a escrever, só para se lerem a eles próprios, para que saibam os impostos na Holanda são iguais para todos, nacionais e estrangeiros, ao contágio de Portugal onde os estrangeiros em alguns casos nem pagam impostos nenhuns enquanto nós somos esmifrados, para pagar os "xuxalismos".

Destaques V+