Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Enfermeiros marcam nova greve para Outubro

14 set, 2017 - 20:52

A decisão foi tomada depois de falhadas as negociações com o Ministério da Saúde.

A+ / A-

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) convoca uma greve para os dias 3,4 e 5 de Outubro, avança a RTP.

A decisão foi tomada após uma nova reunião com o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que o SEP considerou inconclusiva, apesar dos compromissos assumidos pela tutela sobre as 35 horas semanais de trabalho para todos os enfermeiros, a reposição das horas de qualidade e o aumento dos salários para os enfermeiros especialistas.

O SEP não tinha aderido à greve desta semana, que foi convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros e pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE).

A paralisação foi marcada como forma de protesto contra a recusa do Ministério da Saúde em aceitar a proposta de actualização gradual dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira.
A Secretaria de Estado do Emprego considerou irregular a marcação da greve, alegando que o pré-aviso não cumpriu os dez dias úteis que determina a lei.

A paralisação começou na segunda-feira e termina esta sexta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Descknfiado
    13 out, 2017 Porto 12:18
    É uma falta de respeito pelos doentea. Há gente doente que precisa de cirurgias urgentes. A minha mulher já foi internada 2 vezes para cirurgia no IPO e 2 vezes voltou para casa por causa das greves. É UMA.POUCA VERGONHA. TENHAM VERGOnHA NA CARA.
  • duvidoso
    15 set, 2017 Setúbal 23:21
    Aproveitem agora! Por exemplo se a lei das 35 horas que quanto a mim nunca deveria ter sido reposta serve para uns também terá que servir para os enfermeiros certamente mais necessitados de tal medida devido ao seu trabalho árduo, portanto se os governantes e seus parceiros prometeram vacas gordas para todos que venham elas e que ninguém desperdice, mais tarde confirmaremos se estaremos ou não no caminho certo.
  • Rui Palmela
    15 set, 2017 Setubal 17:44
    Por muita razão que tenham já a perderam toda só pelo facto de terem prejudicado milhares de doentes internados e milhares de cirurgias adiadas que levará muito tempo a serem recuperadas. E tudo porque querem um aumento de 100% no vencimento? Ou seja, os que ganham 1200 euros querem passar a receber 2400... Qual o país mais rico do mundo que atende a este tipo de reivindicações salariais? Tudo isto é muito suspeito por parte de sindicatos que fazem o jogo da oposição exigindo a este governo o que deveriam ter feito ao anterior que cortou salários e pensões a toda gente e ficaram calados. Este até já devolveu em dois anos o que o outro tirou em 4 fazendo baixar o desemprego e controlado o deficit excessivo. Algo está por detrás desta greve selvagem de 5 dias que está sendo fortemente contestada pelo maioria do povo português.
  • José Rodrigues
    15 set, 2017 Porto 07:00
    Há comentários que são de tal forma estúpidos que coloca os seus autores num patamar altíssimo no campo da estupidez. Opinem sobre o que sabem! Leiam as notícias na totalidade! É mais importante, respeitem um direito que é de lei. Ninguém pede para concordar. É com cada troll....
  • Joao
    15 set, 2017 Leiria 05:35
    Nem 8 nem 80, talvez estejam a pedir muito ao mesmo tempo. Mas as 35 horas semanais já deveriam ter sido repostas à muito, se o tivessem sido, talvez não houvessem estás greves agora. Houve um compromisso do governo para todos das 35 horas. E só os enfermeiros ficaram de fora o que é muito discriminatório. Mas para as contas é bom. Pelo menos antes era para todos e não para alguns. A igualdade de esquerda é o que se vê. E tanto se criticou antes, mas nada mudou, e a dita submissão à UE está aí, as contas nao podem falhar.
  • Helena Matos
    14 set, 2017 Coimbra 23:55
    O q nunca se tinha visto é a CGTP virar costas a uma greve de trabalhadores, greve com mais de 80% de adesao. Apoiozinho ao governo qto obrigas! O PCP e a sua correia de transmissao mostraram finalmente o que valem. Só apoiam as greves qdo estao longe do pote. Por isso o Costa nao pede maioria absoluta, tem a vidinha muito mais facilitada assim, com os amigos coladinhos e caladinhos. O problema é é que os enfermeiros os mandaram dar uma curva e nao reconheceram o SEP. Agora até este saiu de maos a abanar e ja diz q tb parte pra greve. Podem até fazer o pino mas ja ficaram mal na foto.
  • 14 set, 2017 23:28
    Deviam escolher novembro. Outubro é o mês em que todos os oportunistas virão ao de cima como a nata, para sacar o orçamento. Não interessa o País metade deserto, não interessa mais enfermeiros, nem bombeiros, nem guardas florestais, nem se lembra a dívida acumulada à volta do pescoço da geração sem assistência para nascer. Importa satisfazer carreiras já garantidas, ainda que insustentavelmente, e aumentar a dos políticos nefastos que dizem sim a tudo, menos ao necessário. Não abusem do Povo calado.
  • lua
    14 set, 2017 lisboa 23:23
    Quem não está, não faz falta!
  • NL
    14 set, 2017 Ermesinde 22:11
    Calados há 15 anos. E só agora é que acordaram?
  • Carlos Gonçalves
    14 set, 2017 Seixal 22:10
    "o SEP considerou inconclusiva, apesar dos compromissos assumidos pela tutela sobre as 35 horas semanais de trabalho para todos os enfermeiros, a reposição das horas de qualidade e o aumento dos salários para os enfermeiros especialistas. O SEP não tinha aderido à greve desta semana, que foi convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros e pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE)." Realmente estes fulanos andam a brincar com as tropas... palhaços!!

Destaques V+