Tempo
|
A+ / A-

Incêndio em Mação. Relatório “incompleto e insatisfatório” motiva queixa

14 set, 2017 - 10:26

Autarquia quer o "apuramento cabal do que sucedeu e para apuramento de responsabilidades, se as houver". Fogo consumiu cerca de 18 mil hectares de floresta, atingiu 14 casas de primeira habitação e obrigou à evacuação de cerca de 30 aldeias.

A+ / A-

A Câmara de Mação decidiu avançar com uma participação à Inspecção Geral de Administração Interna (IGAI) para apuramento de responsabilidades no incêndio de Julho, considerando "insatisfatório" o relatório que recebeu do Governo.

"Recebemos o relatório dentro do prazo que havíamos estipulado, que terminava hoje, e agradeço ao secretário de Estado [da Administração Interna, Jorge Gomes] por ter cumprido com a sua palavra mas, efectivamente, é um documento insatisfatório”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Mação (distrito de Santarém).

Vasco Estrela afirmou que o documento “é um conjunto muito incompleto, pouco detalhado, sem referência a quem tomou as decisões em cada momento relativamente às movimentações operacionais no terreno”, pelo que a assembleia municipal aprovou por unanimidade avançar com uma participação à IGAI, segundo o autarca, “para um apuramento cabal do que sucedeu e para apuramento de responsabilidades, se as houver".

A acção refere-se ao incêndio que lavrou em Mação entre os dias 23 e 27 de Julho, e que consumiu cerca de 18 mil hectares de floresta, atingiu 14 casas de primeira habitação, total ou parcialmente, e obrigou à evacuação de cerca de 30 aldeias, além de dez pessoas feridas e inúmeros bens destruídos, como barracões, palheiros, material agrícola e viaturas.

18 mil hectares ardidos

Na sequência do incêndio, o presidente da autarquia exigiu o acesso ao relatório da ocorrência da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e estipulava um prazo que terminava na quarta-feira.

"Não podem arder 18 mil hectares sem que sejam apuradas todas as responsabilidades e este relatório não satisfaz, não indica quem tomou determinadas decisões sobre uma cada vez mais evidente retirada de meios de Mação, sobre quem os posicionou e porque motivos, e não nos dá acesso à fita do tempo”, critica Vasco Estrela, assinalando o pedido à IGAI com o objectivo de ser “uma entidade independente a explicar tudo o que se passou”.

No relatório, a que a Lusa teve acesso, a ANPC justifica as dificuldades no combate ao incêndio em Mação com a dispersão de meios por outras ocorrências na região e um quadro meteorológico "extremamente agressivo".

Nesse dia, segundo o documento, houve 108 fogos, quase metade entre as 12h00 e as 18h00, 17 dos quais no distrito de Castelo Branco e adjacentes.

“Deste facto, resulta pelas necessidades de resposta operacional uma dificuldade maior no reforço das operações de combate por parte daqueles que se encontravam mais próximo do local, levando por isso a uma consequente dispersão de meios de socorro”, aponta o documento, salientando “a intensidade da linha de fogo e comprimento da linha de chama quase sempre acima da capacidade de extinção dos meios envolvidos”.

No relatório é também destacado que "a coordenação política e institucional terá sido feita caso a caso pelo presidente da Câmara Municipal de Mação, dado que o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil, por não existir, não podia ser activado e por consequência, não existe Comissão Municipal de Protecção Civil".

A este respeito, Vasco Estrela referiu apenas que existe um plano de emergência municipal mas que não está actualizado e que no incêndio o mesmo nunca foi pedido ao município “e tudo funcionou sem ele”.

O pedido de averiguações por parte da autarquia de Mação à IGAI dependia do conteúdo da exposição e do entendimento municipal sobre a análise da situação reportada no relatório sobre o incêndio, medida que hoje foi anunciada.

"Estamos a ser consequentes com o que sempre dissemos. Que iríamos apurar até ao fim as responsabilidades de todos, também da Câmara e dos intervenientes", no terreno no sentido de serem "confrontados com as suas decisões", observou Vasco Estrela.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sergio
    14 set, 2017 vagos 12:37
    Não sei para que perdem tempo com pedido e/ou elaboração de relatórios sobre o sucedido... A resposta é sempre a mesma: "quadro meteorológico extremamente agressivo." Todos sabemos que a culpa é da meteorologia, os srs. comandantes, a sr. ministra, o sr. secretário de estado têm sido o exemplo do que melhor se podia fazer na proteção civíl.
  • pantufas
    14 set, 2017 lisboa 12:06
    gatunos VIGARISTAS. CHUNGOSOS e o QUE é a GERINGONÇA

Destaques V+