Tempo
|
A+ / A-

Gafe de Juncker tira Portugal da Europa

13 set, 2017 - 11:55

"A Europa vai de Vigo a Varna, de Espanha à Bulgária", disse o presidente da Comissão Europeia no discurso do Estado da União. A eurodeputada Marisa Matias diz que é "um detalhe muito simbólico" em alguém que sempre "deixa de lado as periferias". Já Nuno Melo desvaloriza porque deve haver "um contexto específico" que explique a declaração.

A+ / A-
Juncker esquece-se de Portugal e diz que a Europa vai de Espanha à Bulgária
Juncker esquece-se de Portugal e diz que a Europa vai de Espanha à Bulgária

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse, esta quarta-feira, que "a Europa vai de Vigo a Varna, de Espanha à Bulgária".

Juncker fazia o anual discurso do Estado da União, no Parlamento Europeu, e não referiu o país mais ocidental da União, Portugal, numa intervenção lida. O discurso está, aliás, disponível no "site" da Comissão Europeia.

A eurodeputada Marisa Matias, que reagiu, de imediato, através das redes sociais, disse à Renascença que o lapso de Juncker "é um detalhe, mas um detalhe muito simbólico, porque está em linha com aquilo que têm sido as posições da Comissão Europeia nos últimos anos, que deixam de lado as periferias".

"Há coisas que se dizem acertadas com o pensamento. Sendo um detalhe, conta simbolicamente e não creio que o presidente da Comissão precise de um mapa: ele exclui as periferias intencionalmente", reforça a eurodeputada do Bloco de Esquerda.

O eurodeputado Nuno Melo mostra-se mais reservado em comentar. "Quero saber o contexto em que a frase foi proferida", argumenta o eurodeputado do CDS.

Para Nuno Melo, a declaração "se fosse premeditada, seria tão absurda que, no caso de um presidente da Comissão, se tornaria, simplesmente, inaceitável".

"Tratando-se de quem se trata, de alguém que costuma fazer declarações muito abonatórias em relação a Portugal, um país que conhece bem, até porque é luxemburguês", deve haver "um contexto específico" que o próprio Juncker "poderá explicar", remata o eurodeputado do CDS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    14 set, 2017 Évora 14:43
    Não basta o CSKA de Moscovo, O Besiktas da Turquia, O Barcelona de Espanha e a Juventus de Itália para nos tirarem da Europa, senão também o Juncker!
  • mendes
    14 set, 2017 braga 11:23
    nos portugueses somos um espataculo se um tipo fala bem de nos e um santo se fala mal e um assassino e nao sabemos aceitar criticas mesmo que estas sejam verdades
  • Filipe
    13 set, 2017 évora 19:32
    Ele tem razão , só se lembram de Portugal para enviarem a raia miúda da Europa e os criminosos condenados ou fugitivos , pedófilos e outros , para não sujarem as praias e turismo rural em Espanha . Afinal de contas já nos anos 80 os Algarvios consideravam o Algarve uma espécie de "retrete" e atualmente com o investimento Europeu , alargou-se a outras regiões de Portugal . Os abastados lá de fora investem cá 10 quando o governo de Portugal lhes dá 20 em troca .
  • Fausto
    13 set, 2017 Lisboa 18:30
    Isto resolve se bem...com um puxão de orelhas do Marcelo ao junker...
  • fanã
    13 set, 2017 aveiro 16:10
    Um Brexit Português e não me disseram nada, Oh..... Melinho porque nos escondeste isso ???
  • Conde Rui
    13 set, 2017 Coina 15:04
    Juncker possivelmente até tem razão ou então estava bebedo como é usual... Quanto às reacções dos dois deputados Portugueses, não me chocam - cada um deles defende os valores em que parece acreditar...
  • Sr. Rigor
    13 set, 2017 14:39
    Isto da pressa em publicar notícias dá sempre mau resultado. Então logo na introdução abaixo do título escreve-se "marisa" e "explcique" e depois " se [a afirmação] fosse premedita" ? Para alguns serão apenas detalhes, mas dizem muito sobre o rigor (inexistente) de alguns jornalistas.
  • DR XICO
    13 set, 2017 LISBOA 14:29
    Onde está a novidade da indiferença dos responsáveis europeus a Portugal, nós só servimos para compor a jarra dos países desgraçadinhos do sul o que gastam tudo em vinho e mulheres. Vamos fazer o mesmo e não ligar rigorosamente nada aos seus capachos como foi o caso de Nuno melo que defende esta gentalha
  • Manuel Silva
    13 set, 2017 Pombal 14:26
    Este Melo é um ponto, mas é o espelho dos políticos que temos, sempre na busca de justificações para as "calinadas" dos seus pares e sempre atentos às escorregadelas dos outros. Onde é que estava o Melo quando o Jean proferiu o discurso e se esqueceu do país da porteira do prédio lá da rua dele, andava certamente em trabalho parlamentar, ou estarei enganado e fora de contexto.
  • hijo de la banda
    13 set, 2017 bruxelas 14:22
    O Junker já havia dito aqui há uns meses que a Língua francesa era mais falada que a inglesa...!! Agora exclui Portugal da Europa. Nada de mal, realmente. Temos de compreender que é só um 'lapsus linguae' de mais um dirigente incompetente...

Destaques V+