Tempo
|
A+ / A-

​“Irma” nas Caraíbas visto por dois portugueses. Um conta as horas para voltar, outro fica para “pôr a ilha em ordem”

13 set, 2017 - 09:01

Conceição e Ricardo estavam na ilha de São Bartolomeu quando o furação "Irma" passou pelas Caraíbas.

A+ / A-

Já chegaram a Portugal os primeiros portugueses que foram retirados das Caraíbas, depois da passagem do furacão “Irma”. Seis adultos e seis crianças chegaram ao Porto, depois de viajarem num avião francês até Paris.

Para trás ainda estão algumas dezenas de portugueses que contam as horas para voltar. É o caso de Conceição Pereira. Esta portuguesa estava na ilha de São Bartolomeu quando assistiu à fúria do furacão. Agora está em Guadalupe, à espera do C-130 que a vá buscar, bem como ao marido.

“Tudo à volta é horrível olhar, há casas sem tecto, há àrvores sem vegetação nenhuma, tudo destruído, carros virados, carros partidos. Sai-se da porta e é um horror”, descreve à Renascença, visivelmente incomodada com o que viu.

Assim que pode, deixou a ilha de São Bartolomeu.

“Tínhamos bilhete marcado para o dia 8, tivemos um dia inteiro no aeroporto, mas conseguimos embarcar no domingo para Guadalupe”, descreve.

O mais difícil é agora conseguir sair de Guadalupe.

“Há muita gente, nós vamos dando a nossa vez a outras pessoas mais necessitadas. No aeroporto é sempre dada prioridade às crianças e às pessoas. Ficamos horas e horas e dias de pé…”, lamenta. Conceição queixa-se, por exemplo, da falta de informação.

“Mandam-nos esperar e cada vez metem pessoas à frente e ficamos para trás. As agências não dão informação nenhuma, ajuda nenhuma, apoio nenhum.”

Foi então que Conceição pediu ajuda às autoridades portuguesas.

“Liguei para o consulado, dei o meu nome, dei o meu número de passaporte e ele disse que em principio amanhã vinha um avião buscar os portugueses. Nós estamos confiantes que sim. Está previsto partir ao meio-dia”, diz.

Até lá, têm estado num hotel, suportando todos os custos com alojamento e refeições, alimentando a esperança de ver chegar a hora de partir.

“Só quando chegar ali, vir o avião, entrar e arrancar daqui… Até lá, a esperança é mínima”, desabafa.

Arregaçar as mangas e trabalhar

Uma visão oposta descreve Ricardo. Este português, que há 15 anos está emigrado na ilha de São Bartolomeu garante que “isto não é um caos total como toda a gente pensa”.

“Claro a ilha sofreu bastante”, reconhece, “mas pouco a pouco a gente vai pôr isto em ordem.”

“Já começámos a limpar as estradas, já começa a haver luz, já começa a haver água, está tudo a entrar em ordem, já. Há sítios onde já temos telefone…A pouco e pouco isto vai tudo voltar ao normal”, diz com esperança.

Ricardo admite que o dia da passagem do furacão foi assustador. “No dia meteu medo, ventos à velocidade que passaram, qualquer um tem medo… Carros que voavam como se fossem folhas de papel, telhados de casas a voar”, descreve.

Ainda assim, o medo parece não afugentar a comunidade portuguesa.

“Há muitos portugueses aqui, há empresas de portugueses aqui e todos os que estão cá vão ficar, estamos todos a trabalhar para ajudar a pôr isto em ordem”, garante, acrescentando que até houve quem fizesse a viagem ao contrário.

“Há portugueses que em vez de irem embora vieram para cá ajudar a limpar, estavam de férias e vieram para voltar a pôr a ilha como estava antes. Claro demora muito tempo porque há muita coisa a fazer, muitas árvores a cortar, tudo… mas pouco a pouco isto vai ficar como era dantes”, diz esperançado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao
    13 set, 2017 Lisboa 10:47
    só quem foge sao os meninos e meninas mimados e ricos que foram á procura da luxuria á custa da miseria dos outros... Logo que viram que o paraiso desapareceu, toca a fugir a 7 pés... Azarito, agora vão fazer ferias para a australia que também é bom. Os meus sentimentos aos residentes e aos que lutam para ajudar, força !!!

Destaques V+