Tempo
|
A+ / A-

Ministro tem "todo o gosto" em esclarecer deputados sobre Tancos

12 set, 2017 - 19:36

"Acho que basta perceber Português para se contextualizar aquilo que eu disse. Não vou maçar os portugueses com mais comentários sobre esse assunto", disse Azeredo Lopes de visita aos Estados Unidos.

A+ / A-

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, garantiu esta terça-feira ter "todo o gosto" de prestar esclarecimentos na Assembleia da República, na segunda-feira, sobre o caso do alegado furto de armamento nos paióis de Tancos.

"Sou membro de um órgão de soberania e nunca esqueço isso. Independentemente de tal facto, sempre fui à Assembleia quando fui convidado para tal. Nunca, em nenhuma circunstância, se bem me recordo, deixei de ir à Assembleia quando para tal fui convidado, e irei com todo o gosto, esclarecer o que for necessário", disse Azeredo Lopes em Washington, nos EUA, no final de um encontro no Pentágono com o secretário da Defesa norte-americano, James Mattis.

O ministro recusou, no entanto, comentar as declarações feitas numa entrevista publicada no domingo no "Diário de Notícias" e transmitida na rádio TSF, na qual admitiu poder não ter havido qualquer furto nos paióis de Tancos.

"Não vou, nos EUA, comentar uma questão interna. Como sempre disse, acho que basta perceber português para se contextualizar aquilo que eu disse (...) Estou nos EUA, vim para uma série de reuniões muito importantes, não vou maçar os portugueses com mais comentários sobre esse assunto", disse o ministro.

Os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP requereram hoje a realização de um debate de atualidade na próxima segunda-feira, com o tema "o alegado furto de Tancos", esperando a presença do ministro da Defesa, Azeredo Lopes.

O objetivo, indicou, é a clarificação das declarações do ministro, em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, na qual admitia, na ausência de provas, "por absurdo" que no limite podia não ter havido furto.

Na entrevista, Azeredo Lopes referiu-se à falta de provas visuais, testemunhais ou confissão e admitiu que "no limite" pode não ter havido qualquer roubo.

"No limite, pode não ter havido furto nenhum. Como não temos prova visual nem testemunhal, nem confissão, por absurdo podemos admitir que o material já não existisse e que tivesse sido anunciado... e isto não pode acontecer", disse.

Em junho, o Exército revelou a violação dos perímetros de segurança dos Paióis Nacionais de Tancos e o arrombamento de dois 'paiolins', tendo desaparecido granadas de mão ofensivas e munições de calibre nove milímetros.

Entre o material de guerra furtado dos Paióis Nacionais de Tancos estavam "granadas foguete anticarro", granadas de gás lacrimogéneo e explosivos, segundo a informação divulgada pelo Exército.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • duvidoso
    13 set, 2017 Santarém 22:28
    Mas o que é que este senhor vai esclarecer se ele próprio parece nada saber? Quanto ao que toca à parte militar propriamente dita parece haver também aí um silêncio total! Tudo muito confuso e duvidoso mais estranho ainda que tudo isto está a passar pelas mãos de governantes e seus apoiantes que na oposição nada perdoavam e tinham soluções para tudo, por este andar parece-me que quem vai ficar mais confuso de todos será o próprio PR que tem exigido esclarecimentos concretos e que possivelmente vai ficar tão esclarecido como eu e se se descuida possivelmente ainda será oportunamente apontado como alvo a abater, há que ter cuidado com quem está metido!.
  • J.Simões
    12 set, 2017 Lisboa 20:56
    Tem todo o gosto? Está a ver o "boneco" ao contrário. O que tem é a obrigação urgente!!!

Destaques V+