Tempo
|
A+ / A-

Todos os detalhes sobre o funeral de D. António Francisco dos Santos

12 set, 2017 - 17:15

Bispo do Porto vai a sepultar esta quarta-feira.

A+ / A-
D. António Francisco dos Santos. O bispo do diálogo e "sem planos prévios"
D. António Francisco dos Santos. O bispo do diálogo e "sem planos prévios"

D. António Francisco dos Santos vai ser sepultado esta quarta-feira numa cripta na capela de São Vicente, nos claustros da Sé do Porto.

“É uma tradição de muitas dioceses ter a sepultura dos bispos na catedral quando é possível, há algum tempo não era possível”, disse o padre Joaquim Santos, mestre de cerimónias da Catedral do Porto, em declarações à Ecclesia.

O sacerdote afirmou que o bispo do Porto, que faleceu na segunda-feira, aos 69 anos,, “de algum modo, tinha manifestado essa abertura e vontade”.

Segundo o sacerdote, tornou-se possível sepultar os bispos da diocese na Catedral do Porto desde a abertura de uma cripta na capela de São Vicente, nos claustros da Sé, e revela que já foram “transladados os restos mortais de D. Armindo Lopes Coelho e D. Agostinho de Jesus e Sousa”.

D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, faleceu esta segunda-feira aos 69 anos, na Casa Episcopal da diocese

O corpo do falecido bispo está esta terça-feira em câmara ardente, com a Sé aberta até às 24h00 e esta quarta-feira, das 09h00 até à celebração exequial, pelas 15h00.

Às 9h30 vão-se recitar as laudes e, de tarde, toda a celebração é na Sé, até à última encomendação, no Terreiro da Sé, e despedida. No Terreiro da Sé haverá ecrãs onde será feita a transmissão em vídeo de toda a cerimónia.

A catedral encerra às 10h30 e os seus claustros abrem às 14h00.

Durante a eucaristia, o corpo de D. António Francisco dos Santos vai ficar voltado para a assembleia reunida, como “ficam sempre os ministros ordenados, os sacerdotes”, uma vez que é a sua postura durante a liturgia.

“Na morte é tradicional ficar exactamente na mesma posição. Tal como os fiéis ficam ao contrário voltados para o altar”, explica o sacerdote.

O caixão está colocado sobre o chão simbolizando um momento “em que volta à terra”, como indica o cerimonial dos bispos.

“É bom lembrar que aquele é o lugar da prostração no lugar da ordenação presbiteral, episcopal, o lugar onde o futuro sacerdote, o futuro bispo, se prostram durante as ladainhas”, contextualiza ainda o padre Joaquim Santos.

A diocese nortenha convida as comunidades cristãs a “promoverem momentos de oração de sufrágio por D. António Francisco dos Santos” e o toque dos sinos às 15h00 desta quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria helena soares
    14 set, 2017 vila nova de gaia 02:19
    D,Antonio francisco dos Santos ja me deixa saudades somos da terra conheço desde criança foi sempre muito bom amigo gostava de ensinar fazia sempre o bem muito humilde sua Mae tambem o era um adeus de saudade partiu cedo demais deus assim o quiz
  • Jorge Pereira
    13 set, 2017 Cinfães 10:55
    Conhecendo muito bem e sendo Amigo de D. António Francisco dos Santos é minha opinião (e só conta mesmo como uma opinião pessoal) de que a sua real vontade seria ser sepultado junto de sua "querida" mãe e na sua terra ! Mas o mais importante é que neste momento D. António já está junto a Deus a interceder por todos. Até sempre meu Amigo.
  • Cidalia Fernandes
    13 set, 2017 Srª da Hora 09:24
    Muita saudade do nosso querido e bom amigo D. António, um último agradecimento por tudo, ficará para sempre na minha memória e no meu coração. Homem humilde, sábio, bom, e pastor empenhado e digníssimo. Jamais o esqueceremos. Até sempre, com as lágrimas a taparem os meus olhos não consigo dizer mais nada,
  • 12 set, 2017 23:00
    Descansa em paz a sua alma 😓 Amém
  • 12 set, 2017 22:39
    Bem Haja pelo SENHOR BISPO QIE A CIDADE DO PORTO, teve.Muita Saudade já existe mas estou orgulhosa pela pessoa que era o Senhor Bispo.Jamais O ESQUECEREMOS e estará dentro dos nossos cor😬ações.Fpi uma bênção tê-lo conhecido Descanse em PAZ, SENHOR BISPO Saudade eterna Doroteia Vasconcellos

Destaques V+