Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apicultura em risco por causa dos incêndios

12 set, 2017 - 13:06 • Olímpia Mairos

Investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro alerta para a destruição de milhares de colmeias pelo fogo.

A+ / A-

As vastas áreas florestais ardidas neste Verão, "juntando-se ao flagelo do ano transacto, constituem um problema sério para a apicultura, com a morte de milhares de colmeias, tanto nas zonas rurais como no litoral do país”. O alerta é deixado por Paulo Russo Almeida, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Investigador em apicultura, Russo Almeida alerta que, a manter-se esta vaga de incêndios ano após ano, “os apicultores começam a não ter locais para colocarem os seus apiários, para além de verem as suas colmeias a desaparecerem irremediavelmente”, realçando que “os locais ardidos, nem este ano, nem no próximo, têm condições para produzirem”.

Segundo o investigador, nos meios rurais os fogos florestais destruíram “vastas extensões de rosmaninho, urze, torgas, chamiça, queirogas, silvas, tomilho, estevas, giestas e outras espécies arbustivas, que levam sempre dois ou três anos a regenerarem-se, e que são fundamentais não só para alimentação das abelhas, mas também para a polinização e a qualidade do mel”.

Mas o problema, na análise de Paulo Almeida, estende-se também ao litoral, onde ardem os eucaliptais, “em cuja flor as abelhas procuram a matéria-prima elementar para a produção do mel”.

O investigador da UTAD alerta também os apicultores para a importância de garantirem “um anel de segurança, com cerca de 10 metros de largura em volta dos apiários, eliminando a matéria combustível”, e sugere, quando possível, “a colocação de telas de tecido em redor das colónias que isolem o terreno, impedindo o crescimento das plantas”.

Paulo Almeida estranha que “quando se anunciam apoios oficiais para repor a floresta flagelada pelos incêndios e para as empresas que deixaram de laborar por falta de madeira” não se fale “em apoiar também os apicultores que viram os incêndios destruírem as suas colmeias e que precisam urgentemente de ajudas, não só para reposição dos apiários mas, também, para alimentação das abelhas por falta de pasto, neste ano”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+