Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve dos enfermeiros. Costa reuniu-se com ministro da Saúde

11 set, 2017 - 21:20

O encontro serviu para preparar a reunião do ministro da Saúde com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, agendada para esta terça-feira.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, reuniu-se esta segunda-feira com o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. O tema do encontro foi a greve dos enfermeiros.

Fonte do gabinete do primeiro-ministro disse à Renascença que António Costa e Adalberto Campos Fernandes conversaram em São Bento, ao final do dia, no final do Conselho Ministros extraordinário.

O encontro serviu para preparar a reunião, agendada para esta terça-feira, entre ministro da Saúde e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que não aderiu à greve.

António Costa tinha uma acção de campanha autárquica marcada para Arruda dos Vinhos, mas cancelou para se encontrar com Adalberto Campos Fernandes.

Os enfermeiros iniciaram esta segunda-feira uma greve de cinco dias, convocada pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) e pelo Sindicato dos Enfermeiros (SE).

A paralisação teve uma adesão de cerca de 85% no final do segundo turno (15h00), segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE), José Azevedo.

De acordo com este dirigente sindical, alguns hospitais registam uma adesão de 100%, como São João (Porto), e outros pararam a sua atividade, nomeadamente programada, devido ao protesto.

A greve começou às 00h00 desta segunda-feira e decorre até às 24h00 de sexta-feira.

A paralisação foi marcada como forma de protesto contra a recusa do Ministério da Saúde em aceitar a proposta de actualização gradual dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alcide P Pedro
    12 set, 2017 Setubal 21:44
    Acho que o ministério da saúde devia sempre ser ministrado por uma mulher, e não é po ser mulher que digo isto, é porque os homens não são sensíveis, as mulheres decidem melhor e são mais acertivas..não deixariam esta greve acontecer teria encontrado um consenso...
  • FRANCISCO.MENDES
    12 set, 2017 Maia 11:45
    sabem quem é o mentor desta greve Enfº Azevedo filiado no PSD CDS Enfermeira bastonária Ana Cavaco ,reparem se no tempo do Passos Coelho houve greves !!! porque será
  • maria
    12 set, 2017 Lx 06:37
    O pior que o PSD sabe fazer: arruaça.
  • joao123
    12 set, 2017 lisboa 06:10
    É o resultado de ter inventado que a austeridade já tinha acabado e já tinha virado a página. Talvez o Costa agora aprenda a fazer menos propaganda mentirosa e tente finalmente arranjar ministros de jeito que os que tem a maior parte deles não só não fazem nada como nem sabem o que lá estão a fazer...
  • Maria Gregório
    12 set, 2017 Porto 01:32
    O anterior governo fez coisas terríveis aos enfermeiros, mas este ministro fa saúde deixa a desejar e deixa mal o governo PS que abram os olhos penso que esta classe é unica com licenciatura que não recebe como tal foram sempre sacrificados e muito se fez mal. Este sr como é médico nao é de admirar o que anda a fazer ele devia era averiguar o que ja sabe a muito tempo, os Sres drs levam uma parte dos clientes ao público para fazerem os exames mais caros e depois vão opera-los para a privada, isto é assunto de longa data. Também se deveria pensar nos colegas reformados que nunca receberam como licenciados e tiveram a progressão na carreira congelada desde 2000 . Que se faça justiça há muita gente que ja recebe muito bem e não deveriam ser aumentados agora pois o governo não tem uma mina para dar a todos, há é que se fazer justiça. O Sr ministro deve ser daqueles que não aceitou que os enfermeiros fossem licenciados, mas eles é que praticam actos de enfermagem nos consultórios e na privada. Isto é a mais pura das verdades. Obrigada
  • clovis
    12 set, 2017 chelas 01:23
    Cassiano vai dormir q o teu mal é sono
  • cassiano freitas
    11 set, 2017 Cinfães 23:59
    Quem se deita com canalha acorda borrado !...o P.S. foi enrolado enquanto o PC e O Tijolo iam colhendo dividendos...Agora,"casualidade" soltaram os habituais cães de fila,uma vez chegada a hora das autárquicas,e aí estão as armas habituais,greves,manifes,ameaças,quase todas no setor pùblico, e a direita prepara-se para receber,de mão beijada o poder ! Claro que,para as forças de esquerda o culpado será o P.S....Triste sina.

Destaques V+