Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. António Taipa na chefia interina da Diocese do Porto

11 set, 2017 - 17:12

A decisão foi tomada pelo Cabido da Sé na sequência da morte do bispo D. António Francisco dos Santos.

A+ / A-

D. António Taipa, bispo auxiliar do Porto, vai ficar à frente da Diocese até que o Papa nomeie o substituto de D. António Francisco dos Santos, que morreu esta segunda-feira.

A decisão foi tomada esta tarde pelo Cabido da Sé, que se reuniu para decidir quem assume a administração interina da diocese.

Em declarações aos jornalistas, D. António Taipa diz que encara “com serenidade” as suas novas funções.

“Eu tenho bispos auxiliares que são tão meus amigos como eram dele e que me ajudarão no desempenho da missão que me é confiada, que exige naturalmente a prudência de um homem velho, que não deixe ficar mal o bispo que vem, que não lhe crie problemas, nem deixe ficar mal o bispo que vai. É neste equilíbrio que eu também conto com todos aqueles que me envolvem”, afirmou o administrador diocesano.

D. António Taipa tem 74 anos e é bispo auxiliar do Porto desde 18 de Abril de 1999.

Nasceu a 11 de Novembro de 1942, em Freamunde, e frequentou o Seminário do Porto, onde fez os cursos de Filosofia e Teologia.

Foi ordenado sacerdote em Agosto de 1966, na Sé Catedral do Porto. Depois foi estudar para Roma e, quando regressou a Portugal, desempenhou os cargos de prefeito e professor de Sagrada Escritura e Teologia Dogmática do Seminário Maior e do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas.

Deu aulas na Universidade Católica, foi reitor do Seminário Maior do Porto até 1999, ano em que o então bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, lhe atribuiu o especial encargo do Clero, Seminários, Vocações, Ministérios e Diaconado Permanente.

D. António Taipa vai ficar à frente dos destinos da Diocese do Porto até que o Papa Francisco nomeie o sucessor de D. António Francisco dos Santos, que morreu esta segunda-feira, aos 69 anos, vítima de de enfarte agudo do miocárdio, na Casa Episcopal do Porto, onde residia.

D. António Francisco dos Santos. O bispo do diálogo e "sem planos prévios"
D. António Francisco dos Santos. O bispo do diálogo e "sem planos prévios"

D. António Francisco dos Santos completou 69 anos recentemente, a 29 de Agosto. Estava na diocese do Porto desde Fevereiro de 2014, quando sucedeu a D. Manuel Clemente. Quem o conhecia, destaca a bondade e o seu empenho na denúncia das desigualdades sociais e económicas.

O corpo do bispo do Porto estará em câmara ardente na Sé do Porto a partir das 17h00 desta segunda-feira, até à meia-noite.

Na terça-feira, os restos mortais de D. António Francisco continuarão na Sé, que estará aberta ao público entre as 9h00 e as 24h00.

O funeral está marcado para as 15h00 de quarta-feira, na Sé do Porto.

[notícia actualizada às 21h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Clube Fenianos Por.
    12 set, 2017 Rua Clube Fenianos, 29 PORTO 15:55
    A Cidade e o nosso Clube Fenianos Portuenses ficaram mais pobres, ao perderemos a tua presença física nos nossos salões, aquando das tuas visitas. Obrigado D. António, pela tua sabia partilha da palavra e pela bondade e simplicidade da tua presença entre nós. O saudoso adeus da família Feniana
  • Mário Melo
    11 set, 2017 Leça do Balio 19:06
    O Senhor o deu o Senhor o levou. Continuará presente pois a boa semente dará o seu fruto.

Destaques V+