Tempo
|
A+ / A-

Porto, Gaia e Aveiro decretam luto municipal em homenagem a D. António Francisco dos Santos

11 set, 2017 - 15:42

Autarcas do Porto e Vila Nova de Gaia decretaram três dias de luto pela morte do bispo do Porto. Aveiro, por onde D. António Francisco passou de 2006 a 2014, decreta um dia de luto.

A+ / A-
D. António Francisco dos Santos. O bispo do diálogo e "sem planos prévios"
D. António Francisco dos Santos. O bispo do diálogo e "sem planos prévios"

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, decretou esta segunda-feira três dias de luto pela morte do bispo do Porto, António Francisco dos Santos, destacando-o como "um homem da tolerância".

Em comunicado, o gabinete de comunicação da autarquia revela que o presidente da Câmara decretou três dias de luto, a partir de hoje, devido ao falecimento do bispo do Porto, vítima de ataque cardíaco.

Rui Moreira descreve António Francisco dos Santos como "uma pessoa jovem e jovial, que tinha com as pessoas uma relação de enorme afectividade" e "estava a desenvolver um trabalho extraordinário junto dos mais necessitados".

"A notícia da morte do bispo do Porto é uma enorme tristeza e uma perda terrível para toda a cidade e toda a enorme Diocese. A cidade merecia ter um Bispo como o senhor D. António Francisco. Ele esteve cá muito pouco tempo, mas deixa uma obra notável", observa o autarca, citado no comunicado do gabinete de comunicação.

Rui Moreira destaca a "dimensão humana, religiosa e filosófica" do bispo do Porto, considerando que "era um filósofo e um homem da tolerância".

"Vai-nos fazer muita falta, para nós que olhamos para a cidade com tanta atenção e valorizamos tanto o papel da Igreja Católica. Temos a certeza de que a Igreja Católica continuará a ter este grande empenho pela solidariedade na cidade, mas é uma enorme perda", refere o autarca.

Também o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, decidiu decretar três dias de luto municipal pela morte do bispo do Porto, referindo-se a António Francisco dos Santos como "homem do povo".

"É com profundo pesar que o município de Vila Nova de Gaia toma conhecimento do falecimento de D. António Francisco dos Santos", lê-se no despacho, onde o autarca se refere ao bispo do Porto como "homem do povo".

O autarca de Gaia acrescenta que este era protagonista de "um percurso de excelência nos diversos cargos que ocupou na Igreja e uma participação cívica inexcedível".

"Dada a natureza das funções desempenhadas, a nobreza de caráter, a forma afável e a abnegada dedicação com que D. António Francisco dos Santos vivenciou a sua missão é decretado luto municipal nos dias 11, 12 e 13 de setembro", refere nota da autarquia de Gaia, acrescentando que a bandeira municipal estará a meia haste em todos os edifícios do município.

A câmara recomenda ainda, às freguesias, através das respectivas juntas, que procedam de igual modo relativamente às suas bandeiras.

Também a Câmara de Aveiro quis prestar homenagem a António Francisco dos Santos com um dia de luto municipal. Esta terça-feira a autarquia lembra o "homem notável" que foi bispo da diocese local e que atualmente dirigia a do Porto.

Em comunicado, o presidente da autarquia manifesta "profunda consternação e pesar" pela perda do "homem notável e bom" que dirigiu os destinos da Diocese de Aveiro de 2006 a 2014.

"A Câmara de Aveiro atribuiu a Medalha de Mérito Municipal em Ouro a D. António Francisco dos Santos em 12 maio de 2016, pela excelência do seu desempenho como Bispo de Aveiro, bem evidente na boa memória que os Aveirenses guardam dele, que adotou com naturalidade a condição de Cidadão Aveirense", afirma José Ribau Esteves.

O autarca recorda, para o efeito, o discurso que no ano passado sustentava a atribuição dessa medalha de mérito e repete que D. António Francisco era "detentor de uma capacidade única de tornar próxima e simples a relação com Deus, pela especial e natural competência de mobilizar razões e corações para as boas causas da vida".

O bispo do Porto, António Francisco dos Santos, morreu pelas 09:30 de hoje, aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco. A notícia foi avançada pela Renascença e confirmada em nota oficial da Diocese do Porto.

Candidatos ao Porto suspendem campanha eleitoral

A notícia da morte do bispo do Porto levou os candidatos independente, do PS e do PSD/PPM à Câmara do Porto a suspender as acções de campanha eleitoral, informaram fontes das candidaturas de Rui Moreira, Manuel Pizarro e Álvaro Almeida, respectivamente.

Fonte da candidatura de Rui Moreira disse à Lusa que o independente cancelou as iniciativas de campanha desde esta segunda-feira até quinta-feira ao fim da tarde, abrindo apenas uma excepção para participar no debate que já estava agendado para a RTP para quarta-feira.

Em comunicado, o socialista de Manuel Pizarro anunciou o cancelamento de "todas as iniciativas de campanha durante os próximos dois dias" e a candidatura Porto Autêntico, da coligação PSD/PPM, anunciou a suspensão da campanha "durante três dias, em respeito pelo luto dos católicos portuenses".

A CDU/Porto revelou, em comunicado, que "irá retirar elementos festivos das acções de campanha eleitoral até quarta-feira", e a cabeça de lista comunista à Câmara do Porto, Ilda Figueiredo, manifestou "sentidas condolências à diocese do Porto e a toda a família e amigos" de António Francisco dos Santos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+