Tempo
|
A+ / A-

D. Manuel Clemente. Morte de D. António Francisco dos Santos é "grande perda para a Igreja"

11 set, 2017 - 11:10

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa destaca serviço à Igreja em Portugal e à "própria sociedade portuguesa".

A+ / A-

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, encara a morte de D. António Francisco dos Santos, seu sucessor à frente da diocese do Porto, "com uma imensa pena" e como "uma grande perda para a igreja em Portugal, que Deus colmatará na sua misericórdia".

D. António Francisco dos Santos morreu esta segunda-feira, aos 69 anos. Morreu esta segunda-feira, aos 69 anos, vítima de enfarte agudo do miocárdio.

"Era um grande amigo, um grande sacerdote e um grande bispo, que tanto serviu a Igreja em Portugal e a própria sociedade portuguesa, com a sua sabedoria, a sua inteligência, com a sua bondade - a sua imensa bondade - e com a sua proximidade a tudo e a todos", sublinha o também cardeal patriarca de Lisboa, em declarações à Renascença.

D. Manuel Clemente faz questão de deixar "uma grande saudação - fraterna, amiga, solidária - à diocese do Porto, aos diocesanos do D. António Francisco e a todos os que ficam, certamente, com muita pena, mas como uma visão de fé e, portanto, de esperança, de que Deus continua connosco, através destas vicissitudes, e que receberá no Céu o senhor D. António Francisco e que nos acompanhará na terra - à diocese do Porto e a todos nós, em Portugal".

O presidente da CEP sublinha, ainda, "a simpatia" de D. António Francisco, que "era mais do que simpatia natural, porque lhe vinha do coração e da fé e de olhar todos as coisas com os olhos de Deus", facto que levará a que "a figura de D. António Francisco se agigante na memória de todos".

D. António Francisco dos Santos. O bispo do diálogo e "sem planos prévios"
D. António Francisco dos Santos. O bispo do diálogo e "sem planos prévios"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Serafim Pinto Olivei
    11 set, 2017 S. João Madeira 13:58
    Conheci D. António Francisco pessoalmente e tive o previlégio de almoços com Ele na mesa. A sua simplicidade e muito sentido de humor sempre me impercionou. Paz merecida à sua Alma.

Destaques V+