Tempo
|
A+ / A-

Milhares de jovens procuram a paz em Fátima

09 set, 2017 - 10:43 • Paula Costa Dias

Jubileu Jovem conta com muitas iniciativas, entre as quais um concerto com António Zambujo e Miguel Araújo.

A+ / A-

Mais de três mil jovens oriundos de Portugal, Espanha, Singapura e Nicarágua reúnem-se neste fim-de-semana em Fátima para o Jubileu Jovem.

O JubJovem propõe aos jovens uma experiência intensa de silêncio e oração, para olhar o coração da Mãe de Jesus e ouvir no próprio coração a interpelação à conversão pessoal que Ele por Ela dirige; também propõe a celebração da gratidão por tanto bem que Fátima fez e continua a fazer acontecer neste tempo da história.

Com o tema “O segredo da paz, o caminho do coração”, o evento, que celebra o Centenário das Aparições, visa levar os jovens, na linguagem que eles entendem, a perceber que “o segredo da paz pessoal, da paz na relação com os outros, a paz universal, com Deus e com o próprio planeta” está neles próprios, disse à Renascença o padre José Nuno, da organização.

Por isso, segundo o sacerdote, “o que lhes vamos propor é um itinerário de descoberta de aprofundamento da consciência de si próprios como pessoas chamadas à paz, à paz como dom e como compromisso.”

Para tal, o Santuário convidou dois músicos portugueses, António Zambujo e Miguel Araújo, a compor temas inéditos sobre a paz, que irão ser tocados e cantados pelos próprios, num concerto, com entrada livre, a ter lugar na noite deste sábado, no parque 12.

Antes, às 18h00, na Basílica da Santíssima Trindade, haverá um primeiro encontro para reflectir sobre a relação entre Maria e a paz, com a irmã Ângela Coelho, ex-postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta.

A partir das 21h30, os jovens participam na celebração do Rosário e na Procissão das Velas, seguindo-se o concerto. A madrugada, após de uma experiência forte de silêncio em caminho, para chegar à paz de coração, concluirá, na Basílica da Santíssima Trindade, com novo encontro sobre a paz como dom e compromisso. O nascer do sol concluirá a direta. No domingo, às 10h00, os participantes reúnem-se no Recinto de Oração do Santuário para participarem no terço e na missa, presidida pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto.

O Jubileu Jovem foi organizado pelo Santuário de Fátima em parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, envolvendo todos os secretariados diocesanos da pastoral juvenil e Movimentos de juventude católicos, e destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+