Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Juízes marcam greve para 3 e 4 de Outubro e explicam porquê

08 set, 2017 - 17:39 • Liliana Monteiro

Associação sindical lamenta que o Governo se mantenha "irredutível" e "não discuta com os juízes o estatuto na sua integralidade".

A+ / A-

Os juízes convocaram uma greve para os dias 3 e 4 de Outubro, foi anunciado esta sexta-feira pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP). A paralisação acontece dois dias depois das eleições autárquicas de 1 de Outubro.

Em causa nesta greve está a revisão do estatuto profissional, nomeadamente a inclusão de um aumento do suplemento salarial.

"O Governo mantém-se irredutível e não discute com os juízes o estatuto na sua integralidade", lamenta a ASJP.

Para os representantes dos juízes, "o estatuto continua a negar aos juízes a progressão profissional adequada à dignidade da sua função".

A ASJP lamenta o "ruidoso silêncio" do Governo e vai solicitar, "de imediato, audiências a todos os grupos parlamentares".

Os juízes acusam o Governo de desconsideração ao ter deixado de fora da negociação do estatuto matérias salariais e de progressão na carreira, entre outras matérias. João Paulo Raposo, secretário-geral da Associação Sindical de Juízes, respondeu a algumas questões da Renascença.

Porquê uma greve a 3 e 4 Outubro?

Não escondemos que quisemos, simbolicamente, marcar o protesto para o período da validação e confirmação das eleições autárquicas e manifestar o nosso desagrado face ao desrespeito político para com o judiciário. Acreditamos que possam existir atrasos na validação dos resultados das eleições autárquicas. Não podemos estar sempre num patamar de respeito e integridade negocial e não podermos simbolicamente demonstrar a insatisfação quando não somos respeitados.

Porquê a greve?

Fizemos uma carta ao primeiro-ministro e ficámos a aguardar que houvesse ainda alguma capacidade de resposta, qua não houve. Neste momento, virámos a página e ao mesmo tempo pretendemos abri-la com a Assembleia da República e dizer que continuamos disponíveis, junto do órgão competente para discutir o estatuto dos juízes, para ultrapassarmos este impasse e chegarmos a um consenso. O Governo não tem sensibilidade para a justiça, esperemos que os partidos, mesmo os que no passado tiveram responsabilidade nesta matéria, exista capacidade para chegarmos a uma solução favorável.

Podem os juízes fazer greve?

Todas as opiniões são legítimas e é normal num estado democrático. A questão já foi apreciada pelo Conselho Superior da Magistratura, que no passado já deliberou que existe a possibilidade dos juízes fazerem greve. Considerou que os juízes são titulares de órgãos de soberania e exercem-no numa carreira com exclusividade absoluta e integral. Podem defender a sua carreira e posição institucional. Há uma ligação incindível entre o que é profissional e o que é soberania.

[notícia actualizada às 20h02]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé das Iscas
    20 nov, 2018 Beja 17:42
    AINDA QUEREM MAIS DINHEIRO?? O Costa já nem sequer vos põe entraves a ganharem mais do que um 1º ministro e os senhores juízes AINDA QUEREM MAIS DINHEIRO?? TENHAM VERGONHA! Tenham vergonha na cara! Tenham vergonha!!!
  • Hermes
    08 set, 2017 Faro 23:36
    Vergonha é os enfermeiros e os medicos que querem depauperar o erário público, trabalham no publico e no privado (depois alguns tem que emigrar) e prestam um serviço de má qualidade no público para depois encher os bolsos no privado.
  • Manuel
    08 set, 2017 Aveiro 22:00
    A acontecer esta greve dos juízes significa que a justiça bateu no fundo. Jamais um juiz poderá condenar ou aceitar qualquer medida ligada com greves.Um órgão de soberania está a defraudar a nossa pobre democracia. Qualquer dia por este andar o Governo ou a Assembleia da República também faz greve. Que estupidez é esta dos juízes. Como órgão de soberania nem direito a sindicato têm , para isso existem as Associações da classe.
  • Nelo Santos
    08 set, 2017 Espinho 20:29
    Greve como deve ser era a juizada sair por aí a oferecer o pacote à malta
  • Sempre atento
    08 set, 2017 Trancoso 18:21
    O governo aumentou 10 euros aos pobres reformados, e estes gajos querem também aumentos, não chega o que ganham? cambada!
  • isidoro foito
    08 set, 2017 elvas 18:15
    perguntodesde quando é que um órgão de soberania pode fazer greve e as forças de segurança GNR e PSP não podem? N esse caso dia 5 de outubro o governo também pode entrar em greve ou o próprio P.R. francamente temos uma justiça vergonhosa ganham 4 ou 5 mil euros e ainda axam pouco tenham vergonha e trabalhem , que é o que não fazem á muitos anos
  • Vitoriano
    08 set, 2017 Setúbal 18:12
    Vergonha!!! Vergonha!!! Vergonha!!!
  • edu amaral
    08 set, 2017 açores 18:07
    só os tonttinhos dos advogados é que não podem fazer greve. há há há !!!!!!!!!!
  • 08 set, 2017 18:06
    Esta greve é indecente.
  • Jm
    08 set, 2017 Tercena 18:01
    Vergonha nacional

Destaques V+