Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Pedrógão Grande. ERC diz que reportagem da TVI "não respeitou dignidade humana"

07 set, 2017 - 18:04

Trabalho jornalísitico que mostrou cadáveres cobertos por lençóis não cumpriu o "dever de rigor informativo", segundo a Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

A+ / A-

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) considera que a reportagem emitida na TVI sobre o incêndio de Pedrógão Grande, na qual apareceram cadáveres das vítimas, "não respeitou a dignidade humana" nem "o dever de rigor informativo".

A ERC refere, em comunicado, que o trabalho jornalístico emitido a 18 de Junho violou a Lei da Televisão.

Esta foi uma das deliberações adotadas pelo Conselho Regulador da ERC na reunião de 29 de Agosto de 2017, agora conhecida.

A Lei da Televisão refere, no número 1 do artigo 27, que "a programação dos serviços de programas televisivos e dos serviços audiovisuais a pedido deve respeitar a dignidade da pessoa humana e os direitos, liberdades e garantias fundamentais".

Por seu lado, o número 2 do artigo 34 indica que todos os operadores de televisão têm obrigação de, em programas televisivos generalistas de cobertura nacional, assegurar "a difusão de uma informação que respeite o pluralismo, o rigor e a isenção", entre outras questões.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da Media Capital escusou-se a comentar a deliberação, indicando que "a TVI já não tem nada para dizer sobre o assunto" devido aos contornos que o tema assumiu, com várias publicações nos meios de comunicação social.

A mesma fonte acrescentou que a Media Capital solicitou "a suspensão da eficácia" da ERC, por discordar desta deliberação.

Em meados de Junho passado, o Conselho Regulador da ERC decidiu abrir um procedimento de averiguações a uma reportagem emitida na edição de domingo do Jornal Nacional da TVI sobre os incêndios em Pedrógão Grande.

"Chegaram à ERC mais de 100 participações que contestam o plano televisivo em que aparece um dos cadáveres da tragédia, na referida reportagem", revelou a entidade em comunicado.

E acrescentou: "A ERC, consciente do estado de choque em que o País se encontra, sintoniza-se com a sociedade portuguesa e espera que a comunicação social seja de uma sensibilidade profissional a toda a prova, neste momento de luto nacional".

Horas antes, o Sindicato dos Jornalistas condenou o sensacionalismo da cobertura noticiosa dos incêndios, recordando que "não deve ser perturbada a dor" das pessoas envolvidas e apelando a ações contra os jornalistas incumpridores do Código Deontológico.

Em comunicado, o sindicato instava os órgãos reguladores, nomeadamente a ERC e a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, "a agirem" perante os casos de cobertura noticiosa que não cumpram as regras deontológicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Proença
    08 set, 2017 Castelo Branco 09:45
    Vergonhosa a reportagem referida. E a estação, em vez de se retratar, não aceita a deliberação da ERC. Vale tudo para ter audiências. Não chegam as "peixeiradas" matinais. Vão ao limite do razoável. Haja respeito, decência e vergonha.

Destaques V+